Esta cúpula geodésica de Cali Canyon é refrescantemente inesperada

Pin
Send
Share
Send

crédito: Stephen Paul

Quem: Colleen e Mathew Gerson
Onde: Topanga, Califórnia
Estilo: Chique do sul da Califórnia

"Fazer mais com menos" foi um dos princípios fundamentais do arquiteto e inventor R. Buckminster Fuller, que defendeu a cúpula geodésica - e projetou cerca de 3.000 deles em sua vida. De fato, a forma capturou a imaginação de um certo conjunto contracultural por décadas, tanto por sua inovação quanto por sua sustentabilidade. Como escreveu o escritor britânico Jonathan Glancey para a BBC, "para os americanos da nova era nas décadas de 1960 e 1970, a cúpula geodésica, por toda a sua complexidade formal, representava liberdade".

Fuller morreu em 1983, mas suas cúpulas continuam vivas.

crédito: Stephen Paul

Uma dessas cúpulas, construída em 1974, está escondida em Topanga Canyon, um enclave hippie bem estabelecido há cerca de uma hora, dirigindo, da densidade urbana de Los Angeles. Ele tem todas as rugas esperadas do design, diz Colleen Gerson, que mora lá com o marido Mathew, fundador da empresa de bem-estar e cannabis Foria. Com a pegada relativamente pequena da casa, eles estão claramente adotando o decreto de Fuller, fazendo mais com menos.

"As cúpulas são estruturas simples e elegantes que imitam o brilho da inteligência profunda do design da natureza", diz Colleen. "Eles mantêm você no espaço e permitem que você se sinta livre ao mesmo tempo. Tomamos isso como uma boa inspiração de como viver".

O espaço em si tem um diâmetro modesto, com cerca de 15 metros de comprimento, mas, fiel ao design de Fuller, possui amplo espaço interno. Existem três níveis, com um banheiro em cada andar. O quarto principal fica no piso principal, com um quarto no térreo e um loft no andar de cima. "O proprietário anterior era um artista e tinha um adorável estúdio independente para seu trabalho", explica Colleen. Há também uma unidade de aluguel na frente, além de um barracão com uma porta secreta que leva ao escritório de Colleen, do qual ela administra seu negócio de treinamento em bem-estar, Vessel & Soul. Tudo fica em um terço de um acre de terreno cheio de árvores. "Pelo nosso trabalho e pela sanidade básica, ambos sentimos a necessidade de morar perto do mundo natural", diz Colleen.

crédito: Stephen Paul

Desde fevereiro, os Gerson, que se casaram recentemente e se mudaram de outro "barraco do amor" em Topanga, renovaram mais do que esperavam (e documentaram o processo no Instagram).

"Os caminhões ainda não tinham saído e Mathew já estava levando um trenó para o drywall de 7 pés de altura no loft", diz Colleen. Havia uma necessidade visceral de abrir o espaço e deixar entrar a luz. Para esse fim, eles derrubaram várias paredes internas, incluindo uma entre o quarto e o banheiro principal, para criar espaço, mas também intimidade. "Gostamos de poder nos ver e conversar no banho de qualquer maneira", diz ela.

Cada reforma revelou mais da estrutura original da cúpula, que fala com os dois.

crédito: Stephen Paul

"As paredes e o teto são atados com triângulos, estrelas, octógonos e hexágonos, todos em movimento constante, suavizando os padrões de coração encontrados na natureza", diz Colleen. "O espaço está vivo de várias maneiras. Você sente imediatamente em um nível primitivo ou não é adequado."

crédito: Stephen Paul

As vigas interiores do loft foram recuperadas do antigo píer de Veneza.

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

De fato, o loft foi o primeiro lugar para chamar a atenção dos Gerson. "No lugar das paredes, construímos estantes transparentes com o comprimento do sótão que deixa a luz entrar nos dormitórios e não bloqueia o olhar da curva da cúpula", diz Colleen. O objetivo do espaço "é não fazer nada", como tocar música, ler e assistir filmes.

crédito: Stephen Paul

Um fogão a lenha gigante domina a vista do andar de cima. Ele não tem marcas ou outra indicação de quem o fez, diz Colleen, mas "convoca reuniões e parece que poderia fazer a cúpula levitar".

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

A cozinha e a área de estar fluem juntas no piso principal.

"Você pode ver praticamente todos os espaços, o teto e as curvas, a cozinha e todas as nossas ervas e misturas medicinais, nossos livros e instrumentos no loft e todas as nossas plantas dentro e fora das janelas, todas do centro da cúpula ", diz Colleen.

crédito: Stephen Paul

Colleen chama a cozinha de "a cozinha dos sonhos de uma bruxa", cheia de ervas, livros de receitas e misturas. Em particular, ela ama a bancada. "O balcão da cozinha é uma gigantesca laje de uma árvore em que gostaríamos de saber o nome e a história", diz ela.

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

O quarto principal, bem como o banheiro principal, estão no piso principal. Eles puxaram a parede que separava os dois, o que os ajuda a ver a curva da cúpula e a deixar entrar a luz.

crédito: Stephen Paul

Lá fora, os Gerson focavam nas plantas e na paisagem, dando atenção e cuidados especiais aos jardins e árvores. Eles cavaram valas para captura de água e plantaram cannabis, que ambos incorporam em seus respectivos trabalhos, na encosta voltada para o sul.

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

Eles também adicionaram decks extensos para envolver a banheira de hidromassagem e construíram um caminho e uma plataforma para uma sauna de infravermelho e mergulho frio.

crédito: Stephen Paul

Enquanto a cúpula - e a natureza - dominam o design, os Gersons têm algumas peças vintage preciosas, incluindo a espreguiçadeira ao ar livre, do Mercado de Pulgas de Rose Bowl.

crédito: Stephen Paul

"Nós nos casamos no ano passado e queríamos ter mais uma casa aqui em Los Angeles para plantar raízes mais profundas", explica Colleen. "A casa acabou de nos chamar e imediatamente nos colocou para trabalhar".

Pin
Send
Share
Send