Como saber se algo é moderno ou contemporâneo

Pin
Send
Share
Send

crédito: Tolko Interiors

Acontece que conhecer a diferença entre o estilo moderno e o contemporâneo e ter a capacidade de identificar algo como um ou outro são dois animais separados. Os dois estilos, embora separados, estão intimamente relacionados o suficiente para tornar as coisas agradáveis ​​e confusas. Então, como sabemos qual é qual? Segure seus chapéus, porque estamos prestes a mergulhar e enfrentar a velha questão: isso é moderno ou contemporâneo?

Você sabe o que eles dizem: o tempo é tudo.

crédito: Est LivingModern

O tempo é a maior diferença entre 'moderno' e 'contemporâneo' (na verdade, no momento, é uma das únicas diferenças definitivas). Embora agora usemos o termo "moderno" de maneira bastante expansiva, o período de tempo em que o estilo moderno surgiu é bastante fácil de definir. Embora as datas exatas tenham sido contestadas, o advento do design 'moderno' coincide aproximadamente com o século XX - de 1920 a 1980.

crédito: CO-APContemporary

Determinar o período de tempo que corresponde ao estilo contemporâneo é uma tarefa mais complicada, uma vez que contemporâneo significa literalmente 'agora'. A questão permanece: está agora hoje, este ano, esta década ou este século? A maneira mais fácil de dizer a diferença entre os dois estilos é se perguntar qual período de tempo se encaixa melhor. Se parece algo que funcionaria na sua casa, mas não na casa dos seus pais ou avós, é provável que seja contemporâneo.

Quais são as diferenças e semelhanças arquitetônicas?

crédito: Hey GentsModern

A fluidez da palavra "moderno" em conversas informais está começando a atrapalhar a definição de "arquitetura moderna". Estruturas que se qualificam como arquitetonicamente modernas (com base na data de sua construção) estão rapidamente se tornando mais tradicionais. Em termos de design exterior e layout da planta baixa, 'moderno' está mudando para 'meados do século' (pós-1960). Arquitetonicamente falando, a primeira metade do século XX é mais frequentemente incluída no domínio do design tradicional. Para identificar a arquitetura moderna, procure ângulos rígidos e linhas limpas, perfis baixos, plantas baixas abertas e esquemas de cores neutros.

crédito: DezeenContemporary

Atualmente, a arquitetura contemporânea é praticamente igual à arquitetura moderna, mas com uma atualização do século XXI. Ao tentar identificar a arquitetura contemporânea, procure algo que leve tudo ao próximo nível. Em casas contemporâneas, você pode esperar transições perfeitas entre interior e exterior, muitos materiais de construção naturais (especialmente pedra) e salas iluminadas pelo sol, graças às janelas do chão ao teto.

Agora, vamos explorar o design de móveis.

crédito: Restoration HardwareModern

Ultimamente, os móveis contemporâneos se parecem muito com os móveis modernos, apenas com um toque caprichoso. Os designs contemporâneos gostam de ultrapassar fronteiras, buscando surpreender tanto na forma como na função. Se for conversível, dobrável, empilhável ou geralmente inesperado, há uma boa chance de ser contemporâneo. Por outro lado, o estilo moderno está comprometido em combinar forma e função. Se reclina, se é intercambiável ou modular, provavelmente é moderno.

Existem diferenças na decoração?

crédito: YellowtraceModern

No geral, a decoração contemporânea manteve a paleta de cores neutras popularizada pelo estilo moderno, ao mesmo tempo em que aproveita ao máximo as cores, bem como a filosofia minimalista de 'fazer o máximo com o mínimo'. Uma cor de destaque pode aparecer como travesseiro ou cortina de janela em uma casa com decoração moderna. No entanto, as cores de destaque aparecem em formas mais ousadas (sem mencionar as texturas) na decoração contemporânea, como uma grande parede de detalhes ou um mural pintado, um móvel estofado em tons ou padrões vívidos ou um tapete de área descolada.

Pin
Send
Share
Send