Como testar uma caixa de controle da bomba de poço

Pin
Send
Share
Send

Os técnicos devem testar a caixa de controle de uma bomba de poço antes de puxar uma bomba que não funciona do poço. Quando o pressostato do tanque de água detecta baixa pressão da água, ele fecha, o que liga a eletricidade à caixa de controle. Quando a pressão da água atinge o limite de alta pressão do interruptor, o interruptor é aberto, desligando a eletricidade. As bombas de poços com caixas de controle possuem circuitos de partida e operação. Durante a partida, a caixa de controle envia eletricidade ao motor da bomba através do circuito de partida. Quando o motor da bomba atinge a velocidade operacional, a caixa de controle muda a alimentação elétrica para o circuito de operação.

Passo 1

Desligue o disjuntor do poço. O disjuntor correto possui uma etiqueta "Bem".

Passo 2

Abra a tampa da caixa de controle. A caixa de controle é montada na parede ao lado do tanque de armazenamento de água do poço. Um conjunto de fios do pressostato do tanque de armazenamento e um conjunto de fios que leva ao motor da bomba entram na caixa de controle.

Etapa 3

Inspecione o diagrama de fiação da caixa de controle localizado na parte traseira da tampa. O diagrama de fiação identifica os terminais elétricos e lista suas funções. Os fios do pressostato se conectam aos terminais de entrada elétrica, geralmente chamados de "L1" e "L2". Os fios que direcionam para o motor da bomba do poço se conectam aos terminais com uma função de partida, operação e ponto morto. Estes são geralmente rotulados como "S", "R" e "N." Os fios conectados ao parafuso verde aterram o sistema de poço. A tabela ao lado do diagrama de fiação fornece a tensão operacional da bomba de poço.

Passo 4

Inspecione visualmente os fios, as conexões dos fios, o relé e o capacitor do painel de controle. Substitua todos os fios ou peças queimados ou quebrados. Aperte todas as conexões dos fios com a chave de fenda correta, geralmente uma chave de fenda. Substitua o capacitor se houver um estojo vazado ou inchado.

Etapa 5

Puxe os conectores do capacitor com um alicate de ponta fina. Coloque uma chave de fenda no terminal do capacitor. Isso descarrega o capacitor. Coloque um multímetro na configuração "Ohm". Toque nas pontas de prova do multímetro nos terminais do capacitor e observe a leitura do medidor. O medidor deve atingir o infinito, recuar um pouco e alcançar o infinito novamente. Caso contrário, substitua o capacitor. Substitua os conectores dos fios após testar o capacitor da caixa de controle.

Etapa 6

Ligue o disjuntor. Coloque um multímetro na configuração "VAC".

Etapa 7

Abra uma torneira. Isso reduz a pressão da água no tanque de armazenamento do poço, o que faz com que o pressostato do poço seja ligado.

Etapa 8

Coloque as pontas de prova do multímetro no terminal "L1" e "L2" do painel de controle. A tensão deve ler-se dentro de 10% da tensão operacional declarada do painel de controle. Caso contrário, verifique o disjuntor e o pressostato.

Etapa 9

Coloque uma sonda multímetro no terminal neutro da caixa de controle. Toque a outra sonda no terminal de partida e faça a leitura do multímetro. Quando o relé da caixa de controle mudar para a fase de operação, mova a sonda do terminal de partida para o terminal de operação e faça uma leitura. A tensão entre os terminais de partida e neutro cairá para zero quando o relé mudar para a fase de operação. Compare essas leituras com as classificações de tensão operacional da caixa de controle. Se ambas as classificações estiverem dentro da tolerância, solucione o problema do motor da bomba de poço. Se a caixa de controle não mudar do início para o funcionamento, substitua o relé.

Pin
Send
Share
Send