Secador de filtro entupido na linha de líquido

Pin
Send
Share
Send

Quando um refrigerador ou aparelho de ar condicionado antigo e fiel não parece mais estar fazendo o trabalho, descobrir por que pode ser complicado. Qualquer número de falhas no sistema pode ser responsável por roubar sua calma. Uma causa muito comum, e uma que você deve esperar periodicamente se não mantiver sua unidade de refrigeração dentro do prazo, é um secador de filtro de linha de líquido entupido.

Uma unidade que não está produzindo a quantidade de resfriado a que está acostumada pode ter uma restrição de refrigerante.

Identificando a linha de líquido

A linha de líquido é o tubo de cobre que conecta a bobina do condensador à válvula de expansão. É assim chamado porque carrega refrigerante durante a parte do ciclo de refrigeração quando é líquido.

O refrigerante entra na bobina do condensador como um vapor que está sob tanta pressão que sua temperatura é superior à do ar externo. A segunda lei da termodinâmica afirma que o calor flui de substâncias mais quentes para outras mais frias; consequentemente, o refrigerante vaporizado perde calor quando a bobina do condensador o coloca em contato com o ar externo. Enquanto esfria, o refrigerante muda de um gás para um líquido. A linha de líquido de cobre o leva para a válvula de expansão, onde uma queda na pressão resfria o líquido a uma temperatura abaixo da do ar no interior do edifício.

Importância do secador de filtro de linha de líquido

Em unidades de refrigerante com expectativa de manutenção do sistema, você encontrará um secador de filtro instalado na linha de líquido. Como o próprio nome sugere, ele tem duas funções importantes: filtrar partículas contaminantes do refrigerante líquido e remover a umidade da água do sistema.

Os contaminantes podem entrar no sistema de refrigeração durante a fabricação e montagem, durante o desgaste do uso ideal ou sempre que condições abaixo do ideal causam danos às peças da máquina. O secador do filtro interrompe todas as partículas grandes o suficiente para danificar o sistema - partículas de 20 micra ou mais.

O secador de filtro contém um grupo de esferas de peneira molecular que podem absorver uma quantidade muito grande de água, removendo-a efetivamente do sistema. Com o tempo, a umidade se acumularia e causaria a formação de ácido clorídrico corrosivo, cristais de gelo obstrutivos e congelamentos do sistema.

Por que os secadores de filtro entupem

Um secador de filtro de linha de líquido tem uma vida útil limitada. Todas as partículas que ele filtra para fora do refrigerante acabarão por entupi-lo. Da mesma forma, as esferas da peneira de umidade atingirão inevitavelmente um ponto de saturação; eles podem conter apenas tanta água. Um cronograma regular de manutenção preventiva ajudará você a evitar chegar a esse ponto, pois substituirá regularmente o secador do filtro. Se um sistema estiver enfrentando outros problemas que o levem a funcionar mal, o secador do filtro poderá entupir antes do previsto.

Sintomas de um entupimento

Quando um secador de filtro de linha de líquido entope, ele começa a medir ou restringir a quantidade de refrigerante que pode passar. Normalmente, isso se torna aparente à medida que a eficácia da unidade diminui. O fluxo restrito de refrigerante causa temperaturas anormais em todo o sistema. As áreas do evaporador e do compressor ficam mais quentes que o normal, enquanto o condensador e a linha de líquido esfriam dramaticamente. Um entupimento grave do filtro pode causar suor ou até geada no lado externo da linha de líquido.

Pin
Send
Share
Send