Como limpar ferrugem de bules

Pin
Send
Share
Send

Se você comprou um bule de chá de ferro fundido japonês - ou tetsubin - e você está preocupado com a ferrugem alaranjada que se desenvolveu dentro dela, você pode seguir o caminho dos conhecedores e deleitar-se da maneira sutil que a ferrugem realça o sabor do chá. Ou você pode dissolver a ferrugem com ácido. Não se assuste com a idéia de colocar ácido no seu bule de chá; o próprio chá é cheio de ácido tânico, que é forte o suficiente para lidar com a ferrugem. Vinagre, que contém ácido acético; cola, que contém ácido fosfórico; e o suco de limão, que contém ácido cítrico, também pode dissolver a ferrugem do seu bule de ferro fundido ou esmalte.

Bules de ferro fundido

A maioria dos bules de ferro fundido tem um revestimento de esmalte por dentro, mas mesmo com esse revestimento, a ferrugem às vezes se desenvolve. Uma estratégia para evitá-lo é ferver vários lotes de água, permitindo que os minerais na água formem uma camada esbranquiçada que evita a formação de ferrugem. Antes de fazer isso, convém remover a ferrugem que já se formou:

Passo 1

Despeje qualquer coisa na panela, lave com água limpa e seque bem o interior com uma toalha de papel.

Passo 2

Faça uma panela forte de chá verde ou preto em uma panela separada, deixe ferver o chá e despeje no bule. Deixe esfriar por 20 minutos.

Etapa 3

Descarte o chá, mas guarde as folhas para repetir o procedimento. O ácido tânico realmente combina com a ferrugem para formar um revestimento protetor no interior da panela.

Passo 4

Mantenha a panela enxaguando-a com água quente ou morna após cada uso, secando o interior com uma toalha de papel e virando-a de cabeça para baixo na bancada para permitir a secagem ao ar.

Usando vinagre, cola ou suco de limão

Os ácidos do vinagre, cola e suco de limão também se dissolvem ferrugem, mas os compostos que formam não aumentam necessariamente o sabor do chá e devem ser bem enxaguados. Ambos têm a vantagem de funcionar bem sem calor - basta encher a panela com Solução 2-para-1 de vinagre ou suco de limão e águaou despeje cola direto de uma garrafa ou lata, deixe a panela durante a noite e lave-a de manhã. Remova qualquer descoloração que permaneça com uma toalha de papel.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO LIMPA GARRAFA DE CAFÉ (Março 2024).