Como remover cofragem de concreto

Pin
Send
Share
Send

Despejar concreto geralmente requer que você construa um conjunto de formas com antecedência. A cofragem serve como uma moldura para a forma do concreto, mantendo o material derramado no lugar enquanto cura. Quando o concreto atingir um estado de dureza capaz de suportar seu próprio peso, você poderá remover as formas. A remoção de formulários não é um processo difícil, mas exige muito trabalho. Isso exigirá o uso de um martelo e uma barra de alavanca, mas, uma vez iniciados, os formulários caem da laje, deixando apenas o produto acabado.

Cofragem de concreto apoiando uma calçada recém derramada.

Passo 1

Deixe o concreto secar antes de remover as formas. Você deseja que o concreto seja duro e forte, para que a remoção dos formulários não resulte em uma superfície flácida. Permita que o concreto cure durante a noite.

Passo 2

Remova os formulários começando no topo das lajes inclinadas. Use um martelo para remover os pregos das estacas segurando as formas no lugar.

Etapa 3

Remova as estacas do chão que suportam os formulários com um extrator de estacas para evitar danificar as estacas ou os formulários.

Passo 4

Puxe as formas para fora dos lados da laje de concreto usando a força necessária. Se uma forma grudar na laje ou for difícil de remover, use a barra de alavanca para forçar a forma para cima do chão, soltando a forma do concreto no processo. Puxe a forma solta do concreto. Tenha cuidado para não estragar a laje com a barra de alavanca no processo.

Etapa 5

Remova os formulários nos lados alternados da laje para manter o equilíbrio estrutural. Por exemplo, com uma laje quadrada iniciada no canto superior esquerdo, remova o formulário do canto inferior direito e, em seguida, no canto superior direito seguido pelo canto inferior esquerdo. Remova todos os formulários dessa maneira. Se os formulários forem reutilizáveis, limpe-os e guarde-os em local seco. Caso contrário, elimine os formulários.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Posso tirar as tábuas da minha colunas como quantos dias (Abril 2024).