Os principais ingredientes do sabão

Pin
Send
Share
Send

O sabão é um agente de limpeza feito pela combinação de uma substância alcalina com gorduras. Este produto é muito eficaz no levantamento de óleos e graxas de superfícies como pele, tecido e pisos. Uma variedade de ingredientes pode ser usada para fazer sabão e o tipo de ingrediente determina as características do produto final.

Crédito: Mallivan / iStock / Getty ImagesOs principais ingredientes do sabão

História

O sabão costumava ser feito combinando lixívia com gordura animal.

No início da América, o sabão era feito combinando lixívia com gordura animal. A solução de soda cáustica foi feita embebendo as cinzas de madeira com água e depois filtrando as cinzas. Esta solução altamente cáustica foi misturada com gordura de cozinha salva e agitada por horas em fogo aberto. O sabão resultante foi usado para todos os tipos de tarefas de limpeza.

Química

O sabão é produzido pela mistura de uma substância alcalina com gorduras em um processo químico conhecido como saponificação.

O sabão é feito misturando uma substância alcalina com gorduras em um processo químico conhecido como saponificação. O álcali reage com os ácidos graxos para criar uma molécula longa que é hidrofóbica (ódio à água) em uma extremidade e hidrofílica (amante da água) na outra extremidade. Essa estrutura molecular confere ao sabão suas propriedades de limpeza. A extremidade hidrofóbica é atraída por óleos e graxas, enquanto a extremidade hidrofílica é atraída por moléculas de água. Misturados, o sabão retira os óleos em glóbulos muito pequenos, criando uma suspensão de óleo e água que é mais facilmente removida das superfícies.

Alcalino

Crédito: GYRO PHOTOGRAPHY / amanaimagesRF / amana images / Getty ImagesLye é o alcalino mais usado na fabricação de sabão.

O soda cáustica é o alcalóide mais utilizado na fabricação de sabão. O nome químico da soda cáustica é hidróxido de sódio. Outro tipo de álcali é o hidróxido de potássio, também conhecido como potássio. O tipo de álcali usado afeta as propriedades finais do produto de sabão. Por exemplo, a potassa tende a tornar o sabão mais macio, enquanto a lixívia produz uma barra de sabão mais dura.

Gorduras

Crédito: MIXA next / MIXA / Getty Images Muitos tipos diferentes de gorduras animais e vegetais podem ser usados ​​para fazer sabão.

Muitos tipos diferentes de gorduras animais e vegetais podem ser usados ​​para fazer sabão. Os fabricantes de sabão tradicionais usavam gordura animal (banha ou sebo) que era salva do cozimento e do açougue. No entanto, existe uma grande variedade de gorduras vegetais que podem ser usadas. Estes incluem óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de amêndoa, óleo de palma, azeite e óleo de soja. Os diferentes ácidos graxos desses óleos naturais conferem ao sabão resultante diferentes propriedades e texturas. As moléculas de ácidos graxos de cadeia mais longa na banha de porco produzem um sabão muito duro e um pouco difícil de dissolver na água (espuma). As moléculas mais curtas de ácidos graxos do óleo de coco criam um sabão mais macio e fácil de ensaboar. Diferentes óleos podem ser combinados para criar sabonetes com as propriedades desejadas de suavidade e espuma.

Aditivos

Crédito: Alliance / iStock / Getty Images Os aditivos são frequentemente adicionados para aprimorar o produto de sabão.

Ingredientes adicionais são frequentemente adicionados para aprimorar o produto de sabão. Podem ser adicionados ingredientes naturais para a pele, como aloe, mel e aveia. Muitas vezes, perfumes e fragrâncias são adicionados. Conservantes também podem ser adicionados para prolongar a vida útil da barra de sabão.

Equívocos

Crédito: Kraig Scarbinsky / Digital Vision / Getty ImagesDetergentes têm propriedades químicas diferentes do sabão.

Os termos sabão e detergente são frequentemente usados ​​de forma intercambiável. No entanto, os detergentes têm propriedades químicas diferentes. Uma desvantagem do sabão é a espuma de sabão que resulta quando o sabão é usado em água dura. O sabão combina com o cálcio e o magnésio na água dura, criando um precipitado insolúvel que cai da solução na superfície mais próxima. Os detergentes têm uma estrutura molecular diferente que não precipita com cálcio e magnésio, evitando assim o temido anel da banheira.

Pin
Send
Share
Send