Como ácidos e bases afetam plantas verdes?

Pin
Send
Share
Send

Os efeitos de ácidos e bases (akalines) em plantas verdes variam. Dependendo de suas concentrações, eles podem danificar ou melhorar a saúde das plantas. O efeito do ácido nas plantas se tornou mais evidente na década de 1980, quando as pessoas viram o topo das árvores sendo mortas pela chuva ácida. No entanto, ácidos e bases têm sido usados ​​há séculos como parte dos fertilizantes usados ​​para fornecer às plantas os nutrientes de que precisam para prosperar.

A saúde das plantas pode ser afetada drasticamente por alcalinos (bases) e ácidos.

Chuva ácida

A chuva ácida é principalmente o resultado de emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) devido à combustão de carvão e gás. Nos anos 80, antes dos controles implementados pela EPA, as folhas de árvores de maior altitude nos EUA e em outros lugares estavam sendo comidas, enfraquecendo a árvore de cima para baixo.

Níveis de ácido adequados ajudam as plantas a crescer

Um nível adequado de pH (uma medida da alcalinidade ou acidez de uma solução) garante a saúde das plantas. Com níveis de pH desequilibrados, as plantas podem murchar, recusar-se a crescer ou adoecer. Em um teste, plantas no solo com níveis mais baixos de pH (ácido) tenderam a resultar em folhas queimadas e não tinham caules resistentes. As plantas em meio de crescimento com pH mais alto tendem a apresentar folhas manchadas, produzem frutos deformados e morrem.

Ácidos e bases em solos e meios de crescimento

Os meios do solo ou de crescimento já possuem quantidades de ácidos ou bases.

Dependendo de onde você mora, seu solo já contém certas quantidades de ácidos ou bases. Isso pode determinar quais tipos de plantas cultivadas em uma área e quais plantas são adequadas para serem cultivadas. Da mesma forma, meios de crescimento preparados para plantas podem ser projetados para certas plantas.

Ácidos e Bases em Fertilizantes

Pellets de fertilizantes como esses têm pH balanceado para diferentes plantas.

Os fertilizantes são classificados de acordo com sua acidez ou basicidade; o ácido usado é o ácido nítrico. De acordo com a Universidade de Massachusetts Amherst, fertilizantes com classificação de 15 a 16 a 17 significa que são necessários 215 quilos de calcário calcítico para neutralizar a tonelada de efeito ácido do fertilizante de 15 a 16-17. Um fertilizante classificado como 15-0-15 aumentaria o pH do solo ou do meio de crescimento em 420 libras.

Plantas que adoram ácidos e bases

As sempre-vivas, como este zimbro, gostam de solo com mais acidez.

A maioria das plantas vive bem com níveis de pH entre 6,0 e 7,0. Muitas culturas preferem solos um pouco mais básicos (pH mais alto), enquanto as sempre-vivas, as azáleas, os mirtilos e os rododendros prosperam em solos mais ácidos.

Pin
Send
Share
Send