Como testar os componentes da placa de circuito

Pin
Send
Share
Send

Um teste dos componentes da placa de circuito, como capacitores, resistores, transistores e circuitos integrados, pode ser realizado até certo ponto sem remover os componentes da placa de circuito. Testes mais abrangentes podem ser realizados nesses componentes quando o componente é removido. A maioria dos técnicos, no entanto, ao tentar diagnosticar se um componente da placa de circuito está com defeito, use um voltímetro para medir suas tensões de entrada e saída.

Um voltímetro é uma necessidade para testar os componentes de uma placa de circuito

Passo 1

Desconecte a energia da placa de circuito impresso e descarregue todos os indutores e capacitores que possam representar um risco à segurança. Confirme se a fiação da placa de circuito foi realizada corretamente, examinando a condição física de cada um dos componentes na placa. Procure por componentes rachados, carbonizados ou soltos. Substitua quaisquer componentes danificados e religue os erros de fiação.

Passo 2

Conecte e ligue a energia da sua placa de circuito novamente e meça as tensões nas entradas e saídas de cada um dos componentes da placa. Use seu voltímetro (consulte Dicas) para verificar o nível de voltagem de todos os pinos de entrada e saída de componentes.

Etapa 3

Determine, para cada nível de tensão verificado, se o nível de tensão é o nível de tensão correto. Descartar um componente como um componente defeituoso se todas as entradas e saídas do nível de tensão estiverem no nível correto de tensão.

Passo 4

Desligue a energia. Remova um componente se todos os seus pinos de entrada tiverem o nível de tensão correto, mas um ou mais dos pinos de saída estiverem na tensão de saída errada. Ligue a energia novamente. Meça a voltagem onde estavam os pinos dos componentes medidos. Substitua um componente se as medições de tensão estiverem nos níveis corretos de tensão com o componente removido.

Etapa 5

Meça os níveis de tensão dos pinos de saída do componente (componente B) que se conectam aos pinos de entrada do primeiro componente (componente A) verificado. Faça isso se, e somente se, os pinos de entrada do componente A tiverem um nível de tensão incorreto. Encontre o erro de fiação se as medições da tensão de saída dos pinos do componente B não forem as mesmas que a tensão de entrada nos pinos do componente A…

Etapa 6

Repita o procedimento nas etapas 3, 4 e 5 para cada componente e seu componente anterior até que todos os componentes defeituosos e toda a fiação defeituosa tenham sido localizados. Proceda de forma sistemática para trás a partir do pino onde o primeiro nível de tensão incorreto é encontrado, verificando os pinos de saída primeiro que os pinos de entrada de cada componente anterior.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como testar Componentes no Circuito (Pode 2024).