Como saber a idade de um Thonet Bentwood Wicker Rocker

Pin
Send
Share
Send

A empresa Gebrüder Thonet foi fundada em 1819 por Michael Thonet para produzir suas cadeiras usando um processo exclusivo de dobrar madeira ("madeira curvada") que ele projetou. A empresa ainda está em atividade hoje, administrada pela quinta geração da Thonets, com sede em Frankenberg, Alemanha. Embora a empresa tenha se ramificado para produzir outros tipos de cadeiras e móveis, ainda é mais conhecida por seus desenhos de vime de bentwood, o primeiro dos quais apareceu em 1860. Eles permaneceram notavelmente consistentes em estilo desde a sua primeira aparição, mas existem alguns dicas que você pode usar para determinar a idade de um roqueiro em particular.

Passo 1

Familiarize-se com o design do primeiro balancim de vime Thonet, o "Schaukel-Fauteuil No. 1" ou "Rocking Chair No. 1". Produzida em 1890 em Koritschan, Morávia, foi a primeira cadeira de balanço do mundo criada a partir de "madeira curvada", uma técnica que Michael Thonet desenvolveu ao molhar e dobrar madeira de faia. Confira uma imagem no site da empresa (thonet.de/en/rocking-chair.html).

Passo 2

Observe como o design das pernas e braços curvados mudou ao longo dos anos. De acordo com uma história visual da cadeira de balanço moderna criada por Designboom, as pernas dos balancins de vime Thonet começaram com curvas bastante simples e depois ficaram mais elaboradas ao longo dos anos, tornando-se visivelmente mais flexíveis na virada do século XX. Ambas as extremidades dos corredores inferiores das cadeiras desse período também se curvavam embaixo, em contraste com as arestas retas das versões anteriores. Os braços do primeiro roqueiro estavam mais baixos do que os das versões posteriores, que eram marcadamente mais redondas.

Etapa 3

Procure marcas de fabricação para autenticar sua cadeira. Houve muitas reproduções e cadeiras genéricas chamadas de "roqueiros de madeira curvada" ao longo dos anos. Uma maneira certa de identificar um Thonet real por volta da virada do século XX é a presença do nome da empresa (THONET) com uma linha sólida embaixo gravada em algum lugar na cadeira. Essa marca pode estar na parte inferior dos braços ou pernas curvados ou embaixo do assento. Uma etiqueta de papel com o nome da empresa também pode estar presente, embora possa ter saído ao longo dos anos, portanto sua ausência não prova que você não possui um Thonet real.

Passo 4

Determine se você tem um "novo" colecionável. No outono de 2009, a empresa Thonet marcou seu sesquicentenário, produzindo uma edição limitada de cadeiras da série Thonet Collect que reproduzia a famosa "Cadeira de Balanço nº 1". A edição deste colecionador foi limitada a 25 peças feitas de madeira de faia autêntica e manchadas em uma das três cores: preto, avelã e mogno. Os roqueiros foram construídos usando métodos tradicionais e ferramentas originais e, como os originais, o encosto e o assento ovais da cadeira eram feitos de cana sólida. As peças individuais da série Thonet Collect foram numeradas e fornecidas com certificados de autenticidade assinados à mão (que podem ou não estar com sua cadeira).

Etapa 5

Consulte uma fonte autorizada e estude as figuras para se familiarizar com os diferentes designs de diferentes épocas. O livro "Thonet Bentwood e outros móveis: o catálogo ilustrado de 1904", de Gebrüder e Michael Thonet descreve as dimensões desses roqueiros e ilustra seus projetos ao longo dos anos. Afirma que algumas cadeiras tinham etiquetas de papel afixadas com o nome da empresa Thonet. Uma nova reprodução deste livro foi produzida pela Dover Publications em 1980 e está disponível na Amazon.com.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Thonet - Bending process - Chair 214 (Março 2024).