Compreendendo o triângulo da cozinha

Pin
Send
Share
Send

Frank e Lillian Gilbreth, que trabalharam como engenheiros industriais, desenvolveram o conceito de triângulo da cozinha durante a década de 1920 para melhorar a eficiência da preparação de alimentos. Basicamente, o conceito sugere que as pessoas podem trabalhar com mais eficiência quando todas as ferramentas e suprimentos necessários para concluir uma tarefa forem úteis. Os Gilbreth identificaram três tarefas principais que foram realizadas com mais eficiência em três estações, que formam os pontos do triângulo da cozinha: cozinhar em uma alcance, preparação e limpeza em um Piae armazenamento de alimentos em um geladeira. Para reduzir movimentos desnecessários e fornecer amplo espaço de trabalho, os seguintes princípios de design formam a base do triângulo da cozinha:

  • Cada lado do triângulo não deve ter menos de 4 pés ou mais de 9 pés. Se você tentar economizar com a regra dos 4 pés, ficará apertado ao abrir a porta do forno, da máquina de lavar louça ou da geladeira. Se você exceder o comprimento de 9 pés, reduz a eficiência e aumenta o seu trabalho.
  • A soma dos lados do triângulo deve estar entre 13 pés e 26 pés.
  • O comprimento de cada perna de um triângulo é medido a partir do centro do aparelho ou pia.
  • Uma mesa, ilha ou península não deve se intrometer na perna de um triângulo em mais de 30 cm.
  • Deve haver 4 pés de espaço na bancada entre a pia e a geladeira.
crédito: Stefan Suchanec para Rory Creative

Hoje, o triângulo de trabalho ainda é relevante, embora as cozinhas hoje em dia sejam maiores para acomodar vários cozinheiros e mais eletrodomésticos, como um forno de microondas. Além disso, usamos nossas cozinhas para atividades que não sejam a preparação de refeições; frequentemente entretemos os hóspedes ou pagamos contas e fazemos trabalhos de casa em uma ilha de cozinha ou bancada. Portanto, no design moderno da cozinha, as estações de trabalho que formaram os três pontos do triângulo evoluíram para zonas de trabalho separadas.

Alguns planejadores de cozinha sugerem o estabelecimento de zonas de trabalho de acordo com uma ordem básica do fluxo de alimentos. Comece na porta onde você leva comida para sua casa e depois vá para a zona de armazenamento de comida; a partir daí, a comida é normalmente lavada e preparada, cozida, servida e depois limpa. Normalmente, os cozinheiros alternam frequentemente entre as zonas de preparação e mistura, por isso faz sentido localizá-las perto o suficiente para salvar as etapas (mais perto do que 4 pés do que 9 pés ao longo dessa perna triangular).

Na cozinha moderna, então, o triângulo clássico de fogão / fogão, pia e geladeira evoluiu para um triângulo de zonas de atividade:

  • Zona de armazenamento de alimentos
  • Zona de preparação e limpeza
  • Zona de mistura e cozimento

E como as cozinhas modernas costumam ser um local para refeições e socialização, os designers geralmente adicionam uma quarta zona para atuar como zona de atendimento e centro de mensagens.

Zona de armazenamento de alimentos

A zona de armazenamento de alimentos inclui uma geladeira, freezer e armários. As cozinhas de hoje geralmente incluem um armário de altura total próximo à geladeira, em vez de uma sala separada para uma despensa, como era comum antes. Suprimentos básicos de comida, como farinha, açúcar, temperos e outros ingredientes básicos, devem ser armazenados perto da zona de mistura e cozimento.

Zona de Preparação e Limpeza

A zona de preparação e limpeza inclui a pia, o descarte, a máquina de lavar louça, a lixeira, a lixeira, as facas, o descascador, a peneira e o armazenamento dos pratos do dia a dia. Geralmente, uma cozinha possui pelo menos dois pés de espaço no balcão de cada lado da pia para lavar e secar louças manualmente, e a máquina de lavar louça é instalada abaixo de uma dessas seções. Para acomodar vários cozinheiros, algumas cozinhas têm pias separadas: uma pia pequena para preparação e uma pia maior para limpeza.

Zona de mistura e cozimento

crédito: Stefan Suchanec para Rory Creative

A zona de mistura e cozimento inclui a gama da cozinha e todos os itens necessários, como tigelas, copos e colheres medidoras, assadeiras, panelas e frigideiras, além de pequenos aparelhos, como uma batedeira ou um processador de alimentos. Um forno de micro-ondas é frequentemente incluído nessa zona, dependendo se o cozinheiro o usa principalmente durante a preparação das refeições ou para aquecer lanches e sobras. Se for o último, o forno de microondas pode ser colocado na zona de servir (geralmente uma ilha ou península). Algumas cozinhas têm um fogão separado e fornos de parede empilhados.

Zona de atendimento e centro de mensagens

A zona de atendimento geralmente é uma ilha ou península que pode acomodar ou atender pessoas fora das zonas de trabalho. Esse layout permite que um cozinheiro compartilhe o espaço da bancada e converse com pessoas sentadas do lado oposto. Algumas cozinhas incluem uma estação de café ou bebida nessa área de serviço, que pode incluir uma pequena pia com uma torneira para água filtrada e até uma geladeira sob balcão.

Como a cozinha atua como um centro de atividades naturais, algumas pessoas incluem um centro de mensagens. Isso pode incluir um pequeno quadro-negro, quadro branco ou quadro de avisos para destacar informações importantes, um calendário compartilhado e um suporte de cesta ou carta para papéis diários.

Considerações para remodelar uma cozinha

Os três layouts de cozinha padrão (cozinha, em forma de L e em U) ainda são projetados em torno de uma pia, fogão e geladeira, formando um triângulo. Para economizar custos durante a reforma, mantenha a pia e os eletrodomésticos no mesmo local, para que as tubulações, gás e linhas elétricas não precisem ser movidas. No entanto, se um layout de cozinha não fluir bem, mover um aparelho ou pia valerá a despesa. Às vezes, trocar armários para melhorar o armazenamento da zona será suficiente para aumentar a eficiência. Faça um balanço dos itens que pertencem a cada zona e considere as opções de armazenamento, como um armário de despensa, armário para assadeiras, gaveta deslizante para um misturador grande ou uma gaveta de microondas instalada em uma ilha. A simples mudança de como o espaço existente é usado pode tornar a cozinha mais eficiente e agradável.

Pin
Send
Share
Send