Diferenças entre alabastro e mármore

Pin
Send
Share
Send

Como favoritos eternos para escultores e empresas de trabalhos em pedra, o alabastro e o mármore são frequentemente escolhidos devido à beleza e à funcionalidade inerentes a ambas as pedras. Se você não teve experiência prática com os dois materiais, pode ser fácil confundir os dois. As versões brancas dessas pedras têm uma aparência semelhante quando polidas, e o alabastro e o mármore podem conter veios de minerais mais escuros. Mesmo com características semelhantes, os dois materiais são muito diferentes quando se trata de dureza e conteúdo mineral.

Crédito: Mary Gascho / iStock / Getty ImagesArtista esculpindo uma estátua de mármore.

Alabastro quebradiço e absorvente

O alabastro, uma forma refinada de gesso - sulfato de cálcio di-hidratado - é uma rocha sedimentar feita de pequenos cristais visíveis apenas sob ampliação. O alabastro mais puro é branco e um pouco translúcido, o que o torna um belo material para esculturas e esculturas delicadas. Impurezas como óxido de ferro ou ferrugem produzem veias de aranha no alabastro. Os egípcios eram a favor do alabastro por fazer esfinges, assim como a esfinge de Memphis, no Egito, e artefatos funerários, como o frasco cosmético de alabastro com topo de leoa encontrado no túmulo de Tutancâmon. Como o alabastro é ao mesmo tempo quebradiço e absorvente, requer cuidado e cuidado extras ao limpar objetos feitos a partir dele.

Cuidado e limpeza de alabastro

Limpe-o apenas com métodos secos, usando um pincel de cerdas macias, como um pincel de maquiagem ou um pincel de artista, tomando cuidado para não permitir que a alça ou o ponteiro do pincel se raspe contra o objeto ou isso pode causar arranhões. Use luvas de algodão ao manusear alabastro, caso contrário, os óleos dos dedos deixados para trás podem atrair poeira. Mantenha o alabastro fora de ambientes úmidos, porque esta pedra absorve a umidade e pode ser danificada em condições extremamente úmidas.

Mármore não tão delicado

O mármore consiste principalmente de calcita ou carbonato de cálcio, diferente do gesso do alabastro. O mármore se forma quando o calcário subterrâneo é alterado através de extrema pressão ou calor, transformando-o em uma estrutura cristalina. As veias do mármore são provenientes de impurezas como argila incorporada no calcário. O monumento a Abraham Lincoln em Washington, DC, foi esculpido em mármore branco da Geórgia, enquanto o artista, pintor e escultor renascentista Michelangelo usou o mármore italiano Carrara em muitas de suas famosas esculturas. O mármore não é tão delicado quanto o alabastro quando se trata de seus cuidados.

Cuidando da decoração em mármore

Limpe-o regularmente com uma escova de cerdas macias para evitar que detritos entrem em fendas e dobras esculpidas. O mármore pode manusear produtos de limpeza à base de líquidos, mas evite usar produtos de limpeza comuns ou vinagre, pois eles podem causar corrosão ou corroer o material. Use um limpador especialmente projetado para superfícies de mármore, como mesas e pisos. Se o seu item de mármore for uma antiguidade valiosa, renuncie completamente aos limpadores de líquidos, caso descoloram o material ou removem a pátina que se acumulou ao longo dos anos.

Os fatores de dureza

A dureza de pedras e minerais, medida pelas pedras ou materiais que podem arranhar outros, é um dos métodos usados ​​nas ciências dos materiais para determinar a dureza relativa de pedras como alabastro e mármore. A escala de dureza de Mohs, desenvolvida pelo geólogo alemão Frederick Mohs em 1812, classifica alabastro e gesso em 2. Os diamantes são um dos minerais mais duros, com 10 pontos nessa escala. A calcita - o grupo mineral que inclui mármore e calcário - classifica um 3 na escala de dureza de Mohs, um pouco mais difícil que o alabastro. Uma unha é muito macia para arranhar o mármore, mas um centavo de cobre pode arranhar facilmente esse material.

Pin
Send
Share
Send