A diferença entre barreira de umidade e barreira de vapor

Pin
Send
Share
Send

O jargão da indústria da construção muitas vezes deixa as pessoas confusas sobre reformas em residências e empresas. As barreiras à umidade e ao vapor estão nesse jargão, mas elas se referem a um tratamento que é vital na construção de edifícios duradouros, além de atender a muitas novas certificações de Economia e Desenvolvimento do Meio Ambiente Terrestre (LEED).

As barreiras de vapor aplicadas corretamente ajudam um edifício a resistir a danos causados ​​pela umidade enquanto aumenta a eficiência energética.

Barreiras de umidade e vapor

Esses dois termos se referem essencialmente à mesma coisa. Barreiras de umidade e barreiras a vapor são materiais de construção projetados para impedir que a água ultrapasse a barreira. Barreira contra vapor é a terminologia mais comum, embora organizações como o Departamento de Energia dos EUA digam que o termo "retardadores de difusão de vapor" representa com mais precisão o objetivo de uma barreira contra vapor. Nenhuma barreira de vapor é capaz de impedir a passagem de toda a umidade.

Barreiras de ar

Um termo que tem um significado discutivelmente distinto, mas similar, é barreira aérea. De acordo com pesquisa do pesquisador do BuildingScience.Com, Joseph Lstiburek, as barreiras aéreas são necessárias o tempo todo, enquanto as barreiras a vapor nem sempre são uma boa idéia. Barreiras de ar, como isolamento, controlam o movimento do ar carregado de umidade - não interrompendo completamente a presença de umidade, mas permitindo sua dispersão. Essas camadas são feitas de muitos materiais diferentes e fornecem uma bolsa de ar independente para controlar o movimento da energia térmica dentro e fora de um edifício. Barreiras de ar são frequentemente usadas em conjunto com barreiras de vapor para aumentar a eficiência energética e a vida útil geral do edifício.

Tipos de Barreiras de Vapor

Barreiras de vapor são encontradas em uma ampla gama de materiais e aplicações. O isolamento de espuma rígida atua como uma barreira de vapor relativamente eficaz. O plástico de polietileno é comumente usado e possui a menor quantidade de permeabilidade à umidade medida. Tintas e primers para barreira de vapor de design específico são frequentemente aplicados em tijolos e fornecem uma barreira de vapor versátil. A folha de alumínio bloqueia mais umidade, mas isso nem sempre é um recurso útil.

Aplicações comuns de vapor e barreira de ar

Barreiras de vapor modernas permitiram aos construtores colocar pisos de madeira em locais habitualmente úmidos, como porões.

Os trabalhadores da construção civil recomendam barreiras de vapor por diferentes razões, em diferentes circunstâncias. Barreiras de vapor são aplicadas às paredes interiores em climas predominantemente frios, enquanto são mais bem aplicadas a poços externos em climas predominantemente quentes. Porões acabados geralmente recebem uma camada de barreira de vapor entre o concreto e o tratamento do piso para evitar danos causados ​​por chuvas fortes ou outras infiltrações de umidade.

Pin
Send
Share
Send