Em Dreamy Bordeaux, ex-empregadas domésticas agora são um paraíso de compensados

Pin
Send
Share
Send

crédito: Agnès Clotis

Localizada no último andar de um edifício de pedra no centro histórico de Bordeaux, uma cidade portuária famosa por ser o centro da famosa região vinícola da França, uma pequena sala de serviço originalmente usada pelas empregadas domésticas foi transformada em um apartamento moderno. Foi um projeto pessoal do arquiteto Michel Hardoin da A6A. "Desenhamos tudo e concluímos parcialmente o trabalho", disse Hardoin.

Como na maioria dos projetos de construção franceses, houve desafios. "As duas maiores dificuldades foram o orçamento limitado de 30.000 euros e o fato de o apartamento estar no quarto andar, o que foi muito difícil de obter os materiais", disse Hardoin. As soluções incluíam móveis da IKEA e criações personalizadas. Mas é o material que define o espaço de 500 pés quadrados que o torna inteligente, tanto estética quanto funcionalmente: o compensado de pinho.

10 fotoscrédito: Agnès Clotis

Originalmente construído como moradia para empregadas domésticas (muito tradicional em prédios franceses antigos, onde o piso superior era reservado para funcionários), Hardoin e sua namorada trabalharam diligentemente para remover as partições existentes para um layout mais espaçoso. A equipe usou compensado de pinho para criar plataformas e partições ajustáveis, o que torna o espaço mais personalizável.

crédito: Agnès Clotis

As luzes pendentes penduradas na cozinha são da IKEA. Uma escada leva a um pequeno mezanino que funciona como um quarto de hóspedes para os amigos.

crédito: Agnès Clotis

Aqui está a prova de que você pode fazer com que a cozinha da IKEA pareça elegante: o fogão, a pia e a torneira são todos da IKEA, assim como a ilha, que foi personalizada ainda mais pelos designers. Uma bancada de concreto encerado adiciona um toque industrial aos materiais mais quentes.

crédito: Agnès Clotis

Concluir o trabalho a tempo foi um grande desafio para os clientes-designer que estavam trabalhando em outros projetos enquanto passavam por esse projeto. "Projetamos e modelamos o layout antes de adaptá-lo no local. Parte do processo de design foi realizado no local durante a construção", disse Hardoin.

crédito: Agnès Clotis

O muro de pedra existente foi deixado intocado, adicionando um elemento de charme do velho mundo à sala. Tinta branca da Leroy Merlin foi usada nas paredes para adicionar brilho à sala.

crédito: Agnès Clotis

Os pisos são originais do apartamento, mantendo essa mistura de velhos e novos.

crédito: Agnès Clotis

Um sofá da IKEA foi adaptado para caber na construção personalizada da sala de estar. As cadeiras de jantar são da Habitat, e a mesa de café foi feita à mão por Hardoin.

crédito: Agnès Clotis

Uma plataforma longa percorre um lado do apartamento, oferecendo armazenamento adicional.

crédito: Agnès Clotis

Uma plataforma ao redor da cama pode funcionar como uma mesa de cabeceira, biblioteca e um espaço para exibir plantas de casa. Arte mexicana paira sobre a cama.

crédito: Agnès Clotis

No banheiro, uma banheira foi construída antes que a equipe começasse a formar as paredes de madeira.

Pin
Send
Share
Send