Como montar uma prateleira nivelada com uma parede curva

Pin
Send
Share
Send

Montar uma prateleira nivelada a uma parede curva (ou qualquer parede que não seja plana o suficiente para um bom ajuste) exige uma técnica de carpintaria tradicional conhecida como rabisco. Rabisco é um truque simples de usar a superfície em si - a parede curva, neste caso - para marcar a linha de corte em um modelo ou na própria peça de trabalho (a prateleira). Para escrever uma linha, mantenha o modelo no lugar contra a superfície e arraste uma bússola (ou outro dispositivo de marcação) ao longo da superfície, deixando o lápis marcar a linha de corte no modelo à medida que avança. Isso transfere todos os contornos e irregularidades da superfície diretamente para o gabarito e é muito mais preciso que a medição e marcação convencionais.

Escrevendo uma prateleira em uma parede curva

Passo 1

Corte um pedaço de papel de açougueiro ou papelão fino um pouco mais do que a dimensão da prateleira. Faça duas marcas ao longo de uma borda do papel para representar as extremidades da prateleira pronta.

Passo 2

Coloque o papel no chão diretamente abaixo do local planejado da prateleira. Com uma parede convexa, verifique se o papel está eqüidistante da parede nas marcações na extremidade da prateleira.

Etapa 3

Coloque uma bússola (do tipo que você usou na escola primária para desenhar círculos) para abranger um pouco além da maior distância entre a borda do papel e a parede. Mantendo a bússola perpendicular à parede o tempo todo, mova a ponta da bússola ao longo da parede enquanto a ponta do lápis marca o papel. Se você não possui uma bússola, pode usar um lápis colado em um bloco de madeira.

Passo 4

Corte o papel ao longo da linha rabiscada com uma tesoura. Verifique o ajuste contra a parede e faça os ajustes finos no papel, conforme necessário, para um ajuste apertado.

Etapa 5

Prenda ou prenda o modelo na placa da prateleira e traça ao longo de sua borda para marcar uma linha de corte na placa. Corte a placa usando uma serra. Teste o ajuste, refine e alise o corte conforme necessário com uma lixa. Instale a prateleira conforme desejado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Instalar Prateleiras de Embutir. Leroy Merlin (Abril 2024).