Como os sequenciadores funcionam em fornos elétricos?

Pin
Send
Share
Send

Os fornos elétricos costumam ter vários elementos de aquecimento. Esses elementos de aquecimento são essencialmente grandes bobinas ou hastes de metal fechadas pelas quais a eletricidade passa, causando o aquecimento branco. O calor dessas hastes é soprado por toda a casa para aquecê-lo. Quando esses elementos de aquecimento são ligados pela primeira vez, eles precisam de tanta corrente elétrica para aquecer que, se todos eles ligassem ao mesmo tempo, o pico de corrente elétrica resultante dispararia os disjuntores da casa ou do prédio. Um seqüenciador age para escalonar a taxa na qual cada elemento de aquecimento recebe eletricidade por sua vez.

O que é um seqüenciador?

Desenhar

O seqüenciador fica entre os elementos de aquecimento e o termostato no forno. Sua caixa externa é um quadrado de plástico resistente ao calor, através do qual uma pequena serpentina de aquecimento passa. Empilhados acima da bobina de aquecimento estão dois ou mais circuitos reativos ao calor. Existe um desses circuitos para cada elemento de aquecimento. Enquanto a bobina de aquecimento na base do seqüenciador está conectada apenas ao termostato, cada circuito reativo ao calor se conecta de uma fonte elétrica a um determinado elemento de aquecimento dentro do forno. Dentro de cada circuito reativo ao calor, existem dois condutores separados um do outro, um que leva ao termostato e o outro ao elemento de aquecimento do forno. A ponte entre esses condutores é uma tira de cobre inserida em uma mola, para que, à temperatura ambiente, a tira não toque nos condutores.

Operação

Quando o termostato é ativado, ele envia uma corrente elétrica para o seqüenciador. A corrente ainda não pode passar por cada um dos circuitos reativos ao calor, pois as tiras de cobre não estão no lugar para fechar esses circuitos. Por esse motivo, a eletricidade apenas passa pela serpentina de aquecimento na base do seqüenciador. O calor que a bobina irradia passa através da primeira tira de cobre e da mola mais próxima. De acordo com as leis da termodinâmica, o calor faz com que as estruturas moleculares se expandam. A mola se expande, pressionando a tira de cobre contra as duas derivações do primeiro circuito reativo ao calor, permitindo que a eletricidade passe através desse circuito e entre no primeiro elemento de aquecimento do forno. Com o passar do tempo, mais calor da bobina de aquecimento do seqüenciador irradia ainda mais para fora, fazendo com que o segundo circuito reativo ao calor da fila seja ativado da mesma maneira. Esse processo se repete, no entanto, muitos elementos de aquecimento estão presentes no forno.

Pin
Send
Share
Send