Lista de plantas usadas para vestuário

Pin
Send
Share
Send

As fibras orgânicas são usadas há muitos séculos para fazer roupas e ainda são usadas hoje. Enquanto alguns materiais orgânicos, como a lã, são retirados de animais, várias plantas fornecem fibras que são enroladas em fios e usadas para fazer roupas. Designers e fabricantes ainda fabricam roupas com tecidos que incorporam fibras de plantas como algodão, linho e cânhamo.

O algodão é uma das várias plantas usadas para fazer roupas.

Algodão

O algodão vem de plantas que produzem vagens cheias de pedaços de fibra de algodão em forma de bola. As sementes são separadas mecanicamente da fibra de algodão. O processo continua girando os fios da fibra branca restante e sem sementes. Os fios são então tecidos para fazer tecidos, que podem ser tingidos. O algodão foi cultivado no vale do Indus, no Paquistão, há mais de 5.000 anos. O algodão era cultivado e usado para fazer roupas no Egito antigo. As plantas de algodão foram exportadas para o sul dos Estados Unidos no século XVII.

Linho

O linho cresce a uma altura de 4 pés e tem folhas que consistem em fibras longas e resistentes. O linho tem sido usado desde os tempos antigos para fazer roupas. Os antigos egípcios usavam o linho para criar roupas de linho há mais de 4.000 anos, e eram usadas na Europa Medieval para fazer roupas. O linho ainda é usado na confecção de tecidos para vestuário, e geralmente é misturado com materiais sintéticos e lã para dar mais resistência aos fios finos.

Cânhamo

O cânhamo vem da planta Cannabis sativa e tem sido usada para fazer roupas desde os tempos antigos. Na década de 1980, os produtores conseguiram fabricar tecidos finos adequados para roupas de cânhamo. Esse desenvolvimento ocorreu após a descoberta de um processo usando enzimas que removeram a rugosidade das fibras enquanto ainda permitiam que a fibra retivesse sua durabilidade. Atualmente, os designers usam cânhamo, misturado com outros tecidos, para fazer tecidos finos, em designs contemporâneos. A fibra de cânhamo é resistente ao alongamento, o que permite que as roupas feitas de tecido com fibras de cânhamo mantenham sua forma e tamanho. O cânhamo normalmente cresce em climas quentes, como os encontrados em regiões tropicais.

Rami

O rami é cultivado no leste da Ásia e é conhecido como grama da China. As fibras de rami foram encontradas em tecidos usados ​​para embrulhar múmias no Egito antigo. As fibras de rami são finas e produzem fios delicados semelhantes a seda quando giradas, embora as fibras possam se tornar quebradiças quando um processo seco é usado para girá-las. O pano feito de Ramie é resistente a manchas e tem um leve brilho que reflete a luz. Os tecidos de rami também são usados ​​na fabricação de roupas porque o pano não encolhe rapidamente.

Pin
Send
Share
Send