O que faz as lâmpadas explodirem?

Pin
Send
Share
Send

Com várias opções de eficiência energética, os proprietários de imóveis não estão mais limitados a lâmpadas incandescentes como antes. Todas as lâmpadas, com exceção dos LEDs, produzem luz pela excitação elétrica de um filamento ou gás fechado, e essa excitação produz calor. Eletricidade e calor podem causar a explosão das lâmpadas.

Crédito: tiero / iStock / Getty Images Um surto de energia pode causar a explosão de uma lâmpada.

Incandescentes Explosivos

O filamento dentro de uma lâmpada incandescente tradicional brilha porque o material do filamento resiste ao fluxo de eletricidade, e essa resistência também produz calor. Se o fabricante da lâmpada não isolar adequadamente a base da lâmpada, o calor poderá derreter o material do soquete, permitindo que os gases inertes pressurizados dentro da lâmpada escapem rapidamente. Uma lâmpada de halogênio, que é um tipo de lâmpada incandescente, pode explodir se você tocar na superfície antes de usá-la. Os óleos da pele criam um diferencial de temperatura no vidro quente que o enfraquece o suficiente para quebrá-lo.

Lâmpadas fluorescentes compactas

As lâmpadas CFL não geram tanto calor quanto as incandescentes, mas ainda podem explodir. Uma causa comum da explosão é uma sobrecarga elétrica do capacitor interno da lâmpada. Isso pode acontecer quando uma CFL que não foi projetada para ser usada com um dimmer é colocada em um circuito de dimmer. Outra causa de explosões de CFL é a má fabricação; se a base da lâmpada não estiver adequadamente isolada, ela pode superaquecer e se romper.

Pin
Send
Share
Send