Como acelerar a secagem da tinta esmalte

Pin
Send
Share
Send

Antes de o uso da tinta látex se espalhar, as pessoas contavam com tinta esmalte como um produto à base de óleo que produzia um acabamento brilhante. As tintas de esmalte contemporâneas podem ser à base de óleo ou de água e geralmente possuem alto teor de sólidos para produzir um revestimento espesso e brilhante. Como a porcentagem de pigmentos e sólidos é alta em relação ao solvente e aglutinantes, os esmaltes podem levar mais tempo para secar e curar do que as tintas comuns - mas você pode reduzir esses tempos de secagem.

Crédito: Nik_Merkulov / iStock / Getty ImagesA redução do tempo de secagem ajuda a impedir a execução da tinta.

Tempo de secagem e tempo de cura

Todas as tintas, incluindo esmaltes, secam quando os solventes que transportam os sólidos que permanecem na superfície pintada evaporam. Este é um processo de duas etapas para algumas tintas à base de água, porque as emulsões que transportam resinas de látex acrílico não evaporam até que a maior parte da água o faça. Depois que a tinta é seca ao toque, o processo de cura começa e isso leva muito mais tempo do que a evaporação do solvente - de duas semanas a um mês. Durante esse período, a tinta se torna cada vez menos vulnerável a arranhões e outros danos à medida que se aproxima de sua dureza máxima.

Acelerando a Evaporação de Solventes

Leva mais tempo para que a água, bebidas espirituosas minerais e outros solventes seque, se o ar estiver fresco e úmido, para que você possa acelere o tempo de secagem diminuindo a umidade e aumentando a temperatura. Se você estiver pintando dentro de casa, ligue um aquecedor e um desumidificador ou ligue o sistema de aquecimento centrale se você estiver pintando ao ar livre, iniciar o trabalho no início de um dia quente e seco. A circulação de ar também aumenta a taxa de evaporação, mas faça isso com cuidado. Se você usar um ventilador para aumentar o fluxo de ar em torno de uma pintura interna, verifique se o ar está livre de poeira e outras partículas que podem cair na tinta e ficar presas.

Adicionar Japan Drier

Se você estiver pintando com esmalte à base de óleo, poderá acelerar o tempo de secagem adicionando o Japan Drier. Este aditivo à base de nafta não vem do Japão - recebe o nome de sua capacidade de fazer uma superfície à base de óleo se assemelhar à laca japonesa. Ele contém um sal metálico - geralmente cobalto - que aumenta a taxa de oxidação dos óleos na tinta. Use-o em pequenas quantidades - normalmente uma onça ou duas por galão de tinta - porque pode escurecer a cor final e causar rachaduras e outros defeitos, tornando a tinta seca muito rapidamente.

Acelerando o tempo de cura

Durante o processo de cura da tinta, as moléculas se interligam para formar uma membrana sólida e precisam de oxigênio para isso. Isso significa que você pode acelere o tempo de cura aumentando a quantidade de oxigênio disponível. É mais seguro usar ventiladores durante o processo de cura do que acelerar a secagem, porque a superfície pintada é dura e não acumula poeira. Aumentar o calor no ambiente imediato da superfície pintada também ajuda a aumentar a taxa de oxidação e diminuir o tempo de cura. Verifique a nova tinta fazendo um recorte com a unha antes de colocar peso nela; se a unha deixar um dente, a tinta precisará de mais tempo de cura.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Tinta vc tem q saber Dicas úteis (Abril 2024).