Como são feitos os espelhos?

Pin
Send
Share
Send

Você sabia que poderia fazer em casa um espelho tão bom, se não melhor, do que os vendidos no mercado? O processo de como os espelhos são feitos é muito simples e os ingredientes ou produtos químicos necessários podem ser facilmente encontrados em qualquer farmácia: nitrato de prata puro, 26% de água de amônia, sais de Rochelle e água destilada.

Uma Breve História dos Espelhos

Nos tempos antigos, as pedras de obsidiana eram usadas para fazer espelhos, pois essas pedras, quando altamente polidas, eram capazes de refletir com uma incrível clareza. À medida que os humanos evoluíram, a tecnologia também. Gradualmente, as propriedades de metais como ouro, prata e alumínio foram usadas para criar espelhos da mesma maneira que a pedra obsidiana. Por volta de 1600 d.C., o processo de prateamento, usado até hoje, foi descoberto e se tornou a maneira mais popular de fazer espelhos.

O processo

O processo de fazer espelhos é simples. Envolve o revestimento de uma folha de vidro (que precisa ser cortada na forma necessária antes do revestimento) com prata ou alumínio com a ajuda de um processo químico. É muito importante que o vidro seja polido com perfeição, pois qualquer queda, poço ou impureza deixada causaria ondas no espelho, o que causaria distorção da imagem refletida.

Há muitas maneiras pelas quais o vidro é revestido com o metal escolhido para formar um espelho. Em produções industriais de alta precisão, isso é feito fervendo o metal em câmaras especiais e depois condensando-o na chapa de vidro para formar um revestimento fino, mas perfeito, do metal. Para que esse processo ocorra, são necessárias máquinas altamente especializadas, como um evaporador e caldeiras de metal, que não podem ser instaladas ou usadas em casa. A parte de trás do espelho é pintada para proteger o revestimento de metal contra danos.

O processo de prateamento

O processo de prateamento é simples o suficiente para ser duplicado em casa, sem a necessidade de qualquer equipamento altamente técnico ou pesado, através de uma série de reações químicas simples. Você precisa fazer duas soluções, uma que contenha nitrato de prata, amônia e água destilada e a outra contendo sais de Rochelle dissolvidos na água destilada. Quando essas soluções são misturadas, você obtém a prata líquida em sua forma pura sem precisar ferver.

Este é o resultado de reações químicas entre essas soluções que isolam a prata e a mantêm em forma líquida por tempo suficiente para espalhar-se na folha de vidro. Essa mistura deve ser derramada sobre o vidro altamente polido, durante o qual esfria um pouco e se apega à superfície uniformemente. A qualidade do espelho assim criado dependeria fortemente de quão limpo e claro o vidro é.

Finalizando o processo de prateamento

Embora o processo de prateamento seja fácil, será necessário um pouco de prática para que você possa obter resultados perfeitos, pois você precisará entender e medir corretamente a temperatura e as condições das soluções a serem misturadas para que a reação química ocorra conforme a necessidade. Como alternativa, você sempre pode usar o antigo processo de polir uma fina placa de pedra ou metal de obsidiana (prata, alumínio, cobre ou ouro) para criar um espelho artesanal muito incomum.

Pin
Send
Share
Send