Como instalar disjuntores elétricos de 220 volts

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos disjuntores em um painel residencial típico controla circuitos de 110 volts, mas todos os painéis geralmente também têm pelo menos um disjuntor de 220 volts. Esse tipo de disjuntor consiste em dois disjuntores de 110 volts empilhados e, por isso, é conhecido como disjuntor de dois pólos ou de dois grupos. Instalar um não é muito mais difícil do que instalar um disjuntor de 110 volts. Porém, devido ao potencial de choques graves, um proprietário típico não deve tentar fazer isso ou, nesse caso, fazer qualquer outro tipo de trabalho no painel. Trabalhar no painel é um trabalho para um profissional licenciado.

Como instalar disjuntores elétricos de 220 volts

Por que dois polos?

Você conecta um circuito de luz ou tomada conectando o fio quente do circuito, que é preto, a um disjuntor e encaixando o disjuntor em um slot disponível no painel. Em seguida, conecte o fio de retorno branco ao barramento neutro e o fio desencapado ao barramento de terra. A tensão neste circuito será de 110 volts, porque é a tensão entre cada barramento quente e o neutro.

Se o seu circuito exigir 220 volts, você deverá entrar em contato com as duas barras. É aí que entra um disjuntor bipolar. Ele é construído de tal maneira que cada um dos disjuntores que o compõem se encaixa em uma das barras de ônibus. Quando você conecta um fio quente a cada um desses dois disjuntores conectados, a tensão entre eles é a mesma que a tensão entre os barramentos - 220 volts.

O que você precisa

Devido à tensão mais alta, os circuitos de 220 volts conduzem mais corrente; portanto, para evitar superaquecimento, você precisa de fios com um diâmetro maior do que os circuitos de 110 volts. O tamanho mínimo do fio é de bitola 10, mas os aparelhos que utilizam 50 amperes, como fogões, requerem fios de bitola 8 ou 6. Você também precisa de um fio quente extra, para que o cabo inclua dois, que geralmente são de cor vermelha e preta. Um cabo de 220 volts inclui fios neutros e terra e geralmente são designados cabos de três condutores porque o fio terra não conta como condutor.

Antes de comprar um disjuntor, verifique a marca no painel e verifique se o disjuntor que você compra é da mesma marca. Embora os princípios da fiação de 220 volts não mudem de marca para marca, o design do painel e do disjuntor muda, e os disjuntores não são intercambiáveis ​​entre os fabricantes. As duas marcas mais comuns são GE e Square D. As casas mais antigas podem ter painéis com outras marcas, como a Zinsco-Sylvania ou a Federal Pacific. Embora agora estejam desatualizados e possivelmente perigosos, você ainda precisará usar os disjuntores que os encaixam até substituir o painel.

O procedimento de instalação

Antes de instalar um circuito de 220 volts, verifique o painel para garantir que haja dois slots próximos um do outro para acomodar o disjuntor. O fio quente preto se conecta a um dos disjuntores no conjunto de dois disjuntores e o fio vermelho se conecta ao outro. O fio branco entra em um terminal disponível no barramento neutro em cromo e o fio terra no barramento terra. É fácil identificar essas barras, pois elas já possuem vários fios brancos ou nus conectados a elas. Depois de fazer todas as conexões, você instalará o disjuntor inserindo uma extremidade no slot e pressionando a outra extremidade até que o disjuntor se encaixe no lugar.

Quando esse procedimento é executado adequadamente, nenhuma ferramenta ou dedo precisa entrar em contato com nenhum dos barramentos quentes. No entanto, é possível cometer um erro. Quando você faz isso, um choque é o resultado provável, porque os ônibus quentes são sempre energizados. Esse é o principal motivo pelo qual você deve sempre contratar um profissional licenciado para trabalhar dentro do painel.

Pin
Send
Share
Send