Como solucionar problemas de um transformador de baixa tensão

Pin
Send
Share
Send

Os transformadores de baixa tensão operam muitos aparelhos domésticos, desde campainhas até sistemas de ar condicionado. Um transformador de baixa tensão conecta a fonte de alimentação de alta tensão de uma casa e produz uma alimentação elétrica segura e de baixa tensão.

Sempre solucione o problema de um transformador de baixa tensão antes de substituí-lo.

Transformadores de baixa tensão não se desgastam. Um técnico deve solucionar problemas do transformador e descobrir o motivo da falha antes de substituí-lo. Normalmente, um transformador falha apenas após outra parte do curto-circuito do circuito aterrar ou consumir uma amperagem anormalmente alta. Nesses casos, substituir o transformador sem primeiro encontrar e corrigir a falha fará com que o transformador falhe novamente.

Passo 1

Identifique os terminais do transformador, usando sua etiqueta como guia. Os transformadores contêm entradas, conhecidas como terminais "primário" e de saída, conhecidas como terminais "secundários". A etiqueta do transformador identifica os lados de entrada (alta tensão) e de saída (baixa tensão), juntamente com as tensões de entrada e saída - medidas como corrente alternada por tensão (VAC) - e seus terminais correspondentes.

Passo 2

Coloque um multímetro na função VAC. Um multímetro possui várias configurações, incluindo uma função VAC e uma função de resistência. Cada configuração mede uma função elétrica específica.

Etapa 3

Teste a tensão de entrada do transformador com o multímetro, usando a etiqueta do transformador como guia de terminal. Coloque um dos fios do multímetro em cada terminal de tensão de entrada e registre a tensão.

Verifique esta leitura com a tensão de entrada declarada do transformador. Se a leitura da tensão não corresponder à tensão de entrada indicada, solucione o problema da fonte de tensão antes de continuar com o transformador.

Passo 4

Teste a tensão de saída do transformador com o multímetro. Compare a leitura com a tensão de saída indicada. Se a tensão de saída tiver uma leitura correta, o transformador funcionará corretamente.

Se a tensão de entrada tem uma leitura correta, mas a tensão de saída tem uma leitura alta ou baixa, os enrolamentos secundários apresentam uma falha. O transformador deve ser substituído.

Se a tensão de entrada tiver uma leitura correta, mas o transformador não produzir nenhuma tensão de saída, verifique a continuidade dos enrolamentos secundários do transformador. Além disso, verifique se há um curto-circuito no circuito secundário.

Etapa 5

Desconecte a eletricidade do transformador. Teste a tensão nos terminais de entrada. O multímetro deve ler "zero".

Etapa 6

Coloque o multímetro na função "resistência, ohms". Toque os fios do multímetro juntos. O multímetro deve emitir um sinal sonoro, indicando continuidade.

Etapa 7

Desconecte os fios que vão para o lado de entrada do transformador. Coloque um fio em cada terminal de entrada. O multímetro deve ler "continuidade". Se o multímetro não ler continuidade, os enrolamentos de entrada terão um curto. Substitua o transformador.

Se o multímetro ler continuidade, reconecte os fios de entrada.

Etapa 8

Desconecte os fios de saída do transformador. Verifique os enrolamentos secundários para continuidade com o multímetro. Se o multímetro mostrar continuidade nos enrolamentos secundários, solucione o problema do circuito secundário.

Se o multímetro não mostrar continuidade nos enrolamentos secundários, inspecione o circuito secundário em busca de um curto para o terra - geralmente um fio desencapado. Você terá que substituir o transformador.

Pin
Send
Share
Send