Árvores usadas para fazer móveis

Pin
Send
Share
Send

Com mais de 100.000 espécies diferentes de árvores em todo o mundo e mais de 750 somente na América do Norte, os marceneiros podem escolher entre uma extensa variedade de madeiras. Porém, poucas dessas opções oferecem a força e a beleza adequadas para armários e móveis finos, e apenas um punhado relativo é comumente usado na fabricação de móveis.

Crédito: indukas / iStock / Getty Images A base de um grande carvalho no Oregon.

Carvalho

Os carvalhos produzem uma madeira classificada como a madeira mais usada na fabricação de móveis. Crescida nos EUA, Canadá e Europa como árvores de folha caduca e sempre-verdes, a madeira de carvalho pode exibir um dos vários tons de vermelho ou branco e é normalmente usada para móveis finos e resistentes. Seus anéis acentuados, grãos proeminentes e grandes poros tornam a madeira de carvalho ideal para absorver manchas de qualquer cor.

Amieiro

O amieiro é uma alternativa menos cara ao carvalho e é a segunda madeira mais usada na fabricação de móveis. Parente da família das bétulas, as árvores de amieiro são encontradas principalmente no noroeste do Pacífico. A madeira de amieiro é mais macia que o carvalho, e sua elasticidade e flexibilidade extras a tornam mais adequada para esculpir e detalhes complexos. A madeira colhida de amieiros fornece uma cor consistente e até uma absorção de manchas e acabamentos.

Bordo

O bordo é uma árvore de madeira de cor clara que cresce amplamente nos EUA, principalmente nos estados do leste. Embora sua textura densa e durabilidade sejam comparáveis ​​às madeiras mais caras, sua disponibilidade abundante faz da madeira de bordo uma alternativa econômica ao carvalho e ao amieiro. A textura uniforme de cor e grão do Maple aceita manchas e termina muito bem.

Pinho

O pinho está entre as madeiras de móveis menos caras. Os pinheiros são encontrados em grande parte dos EUA e em países com climas temperados em todo o mundo. Inúmeros tipos de árvores compõem a família dos pinheiros, incluindo Ponderosa, branco oriental, açúcar e pinheiro Radiata. Os pinheiros produzem uma madeira mais suave com tons de âmbar, nós castanhos profundos e padrões abstratos de grãos. A madeira de pinho funciona bem com qualquer cor de mancha, mas geralmente requer um selador condicionador antes da coloração para garantir uma distribuição uniforme da cor.

Cedro vermelho

O cedro vermelho ocidental é usado para uma variedade de aplicações de carpintaria e construção, em ambientes internos e externos. As árvores gigantes crescem nas regiões da costa do Pacífico do oeste dos EUA e do Canadá e produzem uma madeira durável disponível em grandes pranchas. Sua durabilidade e capacidade de suportar condições climáticas intensas o tornam a escolha ideal para móveis de jardim. O cedro vermelho ocidental é conhecido por ter um tom vermelho profundo e um aroma agradável.

Madeiras exóticas

Muitos tipos de madeiras exóticas mais suaves não são adequados para o uso rigoroso do dia a dia, mas são bons para fazer móveis ou armários decorativos. Suas cores brilhantes, padrões abstratos de grãos e textura flexível os tornam ideais para esculpir desenhos em acabamentos e adornos. O lacewood australiano tem um belo tom de cobre e é comumente usado em facetas e acabamentos de mesa. O mogno africano e o jacarandá mexicano são madeiras exóticas mais duras, com cores distintas e adequadas para a maioria das aplicações de móveis.

Pin
Send
Share
Send