Como diagnosticar um vácuo de piscina que não está funcionando

Pin
Send
Share
Send

Se você tiver uma piscina, ela inevitavelmente coletará detritos, como folhas, gravetos e insetos mortos, e quando eles caírem no fundo, você precisará de um aspirador de piscina para removê-los. Você também precisa de um aspirador quando se aglomera na piscina para se livrar dos sedimentos que tornam a água turva. Se o vácuo parece não estar funcionando bem, geralmente é fácil corrigir o problema. Entender como o sistema de vácuo funciona ajuda você a procurar os lugares certos ao diagnosticar o problema.

Os aspiradores de piscina são dispositivos muito simples; os problemas geralmente são atribuídos ao sistema de bombas da piscina, que fornece a sucção para o vácuo.

Anatomia de um vácuo de piscina

Um aspirador de piscina é um dispositivo relativamente simples no qual o sistema de bombeamento da piscina é usado para tirar água através da cabeça de um aspirador portátil que esfrega ao longo do fundo e dos lados da piscina. A configuração do vácuo é uma simples questão de conectar mangueiras de sucção ao sistema de bombas da piscina e ligar a bomba da piscina. Alguns aspiradores realizam seu trabalho automaticamente, enquanto outros devem ser executados ao longo das superfícies da piscina manualmente com uma haste de extensão, mas em qualquer tipo, filtros internos ou redes na cabeça de vácuo retêm os detritos da água da piscina.

Desde que o sistema de bombas da sua piscina esteja funcionando corretamente, o próprio vácuo deve operar de maneira impecável. Portanto, se o vácuo da piscina parar de funcionar corretamente, o primeiro local a procurar é com o sistema de bomba de filtragem da piscina.

Problemas com a bomba de piscina

Crédito: Pool Supplies Co.Hayward bomba de piscina no solo.

O coração do sistema de bombas de piscina é tipicamente a bomba de circulação, que também opera o sistema de filtragem. A bomba pode estar próxima em uma pequena caixa ao lado da piscina ou em um galpão separado, localizado a alguma distância da piscina. Ao examiná-lo, você verá que ele tem duas seções - um lado de sucção e um lado de descarga. A água que entra no lado da sucção geralmente é visível através de uma placa de vidro na parte superior do corpo da bomba.

Os tubos que levam ao lado de sucção da bomba vêm dos escumadores de piscina, que são baldes embutidos nas laterais da piscina e acessíveis a partir do convés. Os tubos do lado de descarga da bomba levam aos jatos de retorno semelhantes aos bicos nas laterais da piscina. Quando a bomba estiver funcionando corretamente, você poderá sentir a água soprando através desses jatos.

Quando é hora de aspirar a piscina, você normalmente conecta a mangueira do aspirador à porta de entrada na parte inferior do skimmer. Você escolhe a função de vácuo no painel de controle da piscina; isso começa a tirar água através dos tubos do skimmer. Em seguida, conecte as mangueiras de vácuo da piscina no encaixe da mangueira do skimmer e você estará pronto para aspirar.

Problemas do lado da sucção

Se o vácuo não funcionar, geralmente é porque o ar entra na mangueira de vácuo ou no lado de sucção da bomba da piscina. A presença de ar nas linhas está impedindo que o sistema puxe água como deveria. Os possíveis motivos para esse problema incluem o seguinte:

  • O nível da água na piscina está muito baixo. Verifique se a água está alta o suficiente para cobrir todos os skimmers - se houver mais de um - e todos os jatos de retorno.
  • A mangueira de sucção do vácuo tem orifícios ou não está totalmente conectada. Verifique se a mangueira de vácuo está firmemente inserida na porta de entrada do skimmer; depois inspecione a mangueira quanto a rachaduras ou orifícios.
  • O filtro do skimmer está sujo. Puxe o cesto do filtro e verifique se há detritos que possam estar interferindo no fluxo de água para a bomba da piscina.
  • O ar está entrando na bomba através da tampa da bomba. Ligue a bomba e olhe através da placa para verificar se há bolhas dentro da própria bomba. Se você vir algum e já tiver eliminado os problemas da mangueira como causa, o anel de vedação na tampa provavelmente precisará ser substituído.

Para substituir o anel em O da tampa, desligue a bomba e remova a tampa, o que requer a remoção dos parafusos ou parafusos que a seguram. Usando uma chave de fenda, retire o anel de vedação antigo. Trate o O-ring de substituição com lubrificante de vedação da piscina. Não use vaselina, que pode degradar a borracha. Coloque o anel em O no lugar com a chave de fenda; em seguida, recoloque a tampa e aperte os parafusos firmemente.

Problemas do lado da descarga

Os problemas do lado da descarga são menos comuns - verifique-os somente depois de verificar se tudo está funcionando no lado da sucção. O problema mais comum é uma falha na vedação na união que conecta a bomba aos tubos do lado da descarga. Quando isso acontece, você pode ver uma pequena quantidade de água esguichando da união quando a bomba está funcionando, e isso geralmente significa que você precisa substituir a vedação.

Para substituir a vedação na união, desligue a bomba e desaparafuse a união. Ao separá-lo, você verá um O-ring no lado masculino do acessório. Retire-a com uma chave de fenda e lubrifique uma nova com lubrificante de vedação para piscina e coloque-a no lugar, usando uma chave de fenda para inseri-la na ranhura. Reconecte a união e aperte a porca com uma chave de tubo. Ligue a bomba e verifique se há vazamentos, apertando a união conforme necessário para fazê-los parar.

Problemas com a própria bomba

Se o vácuo continuar inoperante após a inspeção dos lados de sucção e descarga da bomba, o culpado mais provável é a vedação do eixo do motor dentro da bomba. É possível substituir esse selo você mesmo, mas isso envolve desmontar a bomba. Se você não é orientado mecanicamente, convém contratar um profissional da piscina para cuidar desse trabalho.

Problemas com a unidade de vácuo

crédito: Pool Supplies Co. Um aspirador portátil Pool Blaster Max.

Embora a maioria dos problemas de vácuo esteja no próprio sistema de bombas da piscina, também é possível que o próprio dispositivo de vácuo tenha um problema. Como o vácuo é um dispositivo tão simples, geralmente é muito fácil rastrear o problema se é aí que ele se encontra.

Ar na mangueira de vácuo

O vácuo funcionará corretamente somente se a mangueira estiver totalmente cheia de água. Se o vácuo não aspirar água, verifique se a mangueira que corre da cabeça de vácuo até a conexão do skimmer está cheia de água. Isso é feito com facilidade, desconectando a mangueira e mergulhando-a em água antes de recolocá-la.

Filtros de vácuo entupidos

Como um aspirador de pó doméstico, quando os filtros do aspirador de piscina ficam cheios de detritos, isso pode impedir que o sistema puxe água através dele. A remoção e limpeza dos filtros na cabeça de vácuo, conforme indicado pelo fabricante, podem fazer com que ela funcione perfeitamente.

Pin
Send
Share
Send