Como testar um motor monofásico

Pin
Send
Share
Send

Sua máquina de lavar, seu secador elétrico, sua geladeira, seu gerador - todos esses aparelhos funcionam por meio de um motor. E na maioria dos casos, o motor encontrado nesses dispositivos é conhecido como motor monofásico. Enquanto um motor monofásico é normalmente resiliente e pode operar sem impedimentos por décadas, chegará um momento em que ele quebrará e causará problemas. No entanto, antes de trocar por uma substituição, convém realizar alguns testes simples para verificar se o motor ainda pode ser reparado. Isso economizará muito tempo e dinheiro.

Passo 1

Testar um motor monofásico exigirá alguma preparação. Para iniciantes, você precisará usar equipamentos de segurança. Um par de óculos de segurança e luvas de trabalho funcionará bem, pois lidar com um motor pode acidentalmente enviar choques ao seu corpo. E, como a tensão é considerada alta, será prudente tomar as precauções necessárias.

Passo 2

Retire a tampa do fio do motor. A tampa será presa firmemente por parafusos. Localize os dois ou quatro parafusos, dependendo do modelo do motor, e desaparafuse-os com a chave de fenda. Levante a tampa com cuidado para expor os fios. Deve haver dois fios para um motor monofásico. Esses fios serão conectados à fonte de alimentação do dispositivo ou dispositivo. Enquanto os fios estiverem expostos, verifique a classificação de tensão do motor. Deve haver uma etiqueta indicando a faixa de tensão.

Etapa 3

Desconecte os fios. Para testar efetivamente o motor, você deverá desconectá-lo da fonte de alimentação. Use um alicate para desconectar os dois fios. Cada fio deve ter uma extremidade plástica que vai para a fonte de alimentação. Simplesmente puxe-o para fora.

Passo 4

Teste a liderança. Esta etapa exigirá um testador de volt-ohm. Seu testador terá dois fios com pontas de chumbo. Uma das dicas deve tocar a carcaça do motor enquanto a outra toca em um dos fios expostos. Leia os resultados no testador e repita o mesmo procedimento com o outro fio exposto. Se ambos os testes resultarem em 0 ohms, o motor não terá grandes problemas e ainda poderá ser usado. Por outro lado, se os resultados indicarem uma carga, isso pode significar que há um curto ou que o motor quebrou devido a rolamentos desgastados ou calor extremo.

Etapa 5

Teste o capacitor. Diferentemente dos motores trifásicos, um motor monofásico usa um capacitor para funcionar. Se os testes de chumbo resultarem em leituras normais, o próximo passo será testar o capacitor. Localize o capacitor e remova-o. É importante que você use luvas neste momento, pois o capacitor é carregado com alta tensão, que descarregará automaticamente se você tocar acidentalmente em suas partes principais.

Neste ponto, mude seu testador para ler volts. Coloque uma ponta em uma das duas derivações. A outra dica continua na outra pista. Se a leitura de tensão estiver acima de 0, o capacitor ainda está carregado e não há nada errado com ele. No entanto, se ler 0, o capacitor morreu e precisa ser substituído.

Pin
Send
Share
Send