Como limpar um tanque de banheiro

Pin
Send
Share
Send

crédito: Sanford Creative

Você percebe imediatamente se o seu vaso sanitário precisa de limpeza, mas o tanque é uma história diferente. A menos que você levante a tampa e olhe para dentro, não verá os anéis de ferrugem, a escala e o crescimento bacteriano que afetam todos os tanques, com tempo suficiente. Você pode estar satisfeito com uma abordagem "fora da vista e fora da mente", mas não deveria. Ferrugem e incrustações podem afetar o funcionamento do vaso sanitário, e bactérias e algas podem produzir água com odor que acaba na bacia após cada descarga. Quando a água adquire uma coloração amarelada de aparência saudável, as manchas da tigela não ficam muito longe.

Manter o tanque limpo pode ser um dos trabalhos mais fáceis de manutenção em casa. Geralmente, você pode matar todos os insetos desagradáveis ​​e remover a maioria das manchas e depósitos simplesmente despejando o produto químico certo no tanque e deixando-o descansar por um tempo antes de enxaguar. Mas antes de chegar ao ponto em que esse procedimento fácil é eficaz, você pode precisar drenar o tanque e fazer uma limpeza profunda.

Cuidando da parte mais difícil

Fazer uma limpeza profunda pode exigir uma pequena desmontagem.

Se já faz um tempo desde que você limpou o tanque do banheiro e você tem água dura, as válvulas de descarga e de enchimento provavelmente estão tão sujas quanto as laterais do tanque. Enquanto você não precisar remover essas válvulas para limpá-las, desconecte a corrente da aba, remova a aba e desaparafuse e remova a esfera da boia se o seu banheiro estiver equipado com uma. Isso lhe dará mais espaço para trabalhar e permitirá que você limpe essas peças na pia.

Coisas que você precisa

  • Esponja

  • Desinfetante para banheiro

  • vinagre branco

  • Bórax (se necessário)

  • Sabão (se necessário)

Etapa 1 Drenar o tanque

Desligue o abastecimento de água e lave. Mantenha a alça pressionada até que não saia mais água do orifício do sifão no fundo do tanque. Remova o restante da água usando uma esponja para transferi-la para o vaso sanitário.

Etapa 2 Esfregue o tanque

Pulverize as laterais do tanque e os tubos da válvula de enchimento e descarga com um limpador de banheiro desinfetante que contenha alvejante. Este procedimento não remove manchas, mas mata todas as bactérias causadoras de odor. Se você não gosta da idéia de usar alvejante, adicione um copo de vinagre em um copo de água e adicione duas ou três gotas de detergente. O vinagre desinfecta e desodoriza quase tão bem quanto o alvejante. Se você precisar de um limpador mais abrasivo, faça uma pasta usando bórax, vinagre, água e sabão.

Etapa 3 Limpe e substitua a bóia e a palheta

Esfregue todas as partes do mecanismo que você pode remover, incluindo o flutuador (se equipado), a flapper ou o recipiente e a alça de descarga na armadura da pia, usando a mesma solução de limpeza usada no tanque. Reinstale essas peças depois de enxaguá-las bem com água limpa.

Etapa 4 Reabasteça o tanque e adicione vinagre

Ligue a água e deixe o tanque reabastecer. Enquanto a água estiver correndo, despeje um litro de vinagre branco. Deixe a solução repousar no tanque por várias horas ou durante a noite antes de usar o banheiro. O vinagre dissolve depósitos de água dura, manchas minerais e mata as bactérias que você perdeu ao esfregar. Lave e adicione mais vinagre se ainda houver manchas após o período de imersão.

Precisa de limpeza ainda mais profunda?

O vinagre é um ácido forte que pode lidar com a maioria das manchas de minerais, mas alguns banheiros, como o do porão que todo mundo tem medo de usar, precisam de ajuda extra. O ácido muriático, disponível em qualquer loja de ferragens, dissolve as manchas que o vinagre não pode, mas é significativamente mais perigoso de usar. Você deve sempre usar luvas e óculos de proteção e manter o banheiro bem ventilado. Coloque um copo no tanque somente depois que o tanque estiver quase cheio de água - nunca quando o tanque estiver vazio - e espere durante a noite. Não jogue esse ácido forte nos canos de esgoto, onde ele pode causar todos os tipos de danos. Em vez disso, depois de ter feito seu trabalho, remova-o do tanque com uma bomba de sifão ou peru e descarte-o como lixo perigoso.

Manter o tanque limpo - devo usar desinfetante azul?

Na verdade, é bastante fácil manter o tanque limpo depois de limpá-lo. Despeje um litro de vinagre na água a cada poucos meses e deixe de molho por algumas horas antes de dar a descarga, para manter as manchas e bactérias afastadas.

Você pode comprar comprimidos para deixar cair no tanque para manter a água desinfetada, mas existem várias boas razões para não usá-los.

  • Os comprimidos contêm alvejante, que degrada as vedações nas válvulas de descarga e enchimento. Isso pode causar vazamentos lentos.
  • A lixívia acaba no sistema de encanamento e é particularmente prejudicial para as fossas sépticas porque mata microorganismos benéficos que promovem a decomposição de resíduos.
  • Alvejantes e outros desinfetantes também são prejudiciais aos cães que bebem no banheiro, apesar das garantias no rótulo de que o produto é "seguro para animais de estimação".
  • Os comprimidos não controlam manchas minerais e, como colorem a água, você pode não perceber as manchas até que estejam bem avançadas e mais difíceis de remover.
  • O corante azul mancha suas mãos sempre que você precisa entrar no tanque para ajustar a válvula de enchimento ou descarga e pode manchar suas roupas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: VASO SANITÁRIO IMUNDO?! COMO REMOVER CROSTAS SEM GASTAR DINHEIROSEM PRODUTOS QUÍMICOS (Pode 2024).