Como calcular o concreto necessário para derramar uma laje

Pin
Send
Share
Send

Determinar com alguma precisão a quantidade de concreto que você precisará derramar uma laje para qualquer tipo de projeto de melhoramento da casa economizará tempo, dinheiro e esforço. Afinal, se sua estimativa estiver incorreta, você pode acabar com um caminhão betoneira que entrega menos do que precisa, resultando em uma despesa adicional para uma segunda entrega. Da mesma forma, um palpite impreciso pode acabar com a compra de sacos de concreto que depois são desperdiçados. Felizmente, é relativamente fácil medir sua laje e converter as medidas resultantes nas unidades apropriadas, o que tornará a ordem do seu concreto muito mais simples e precisa.

Como calcular o concreto necessário para derramar uma laje

Medindo o volume da laje

O método de medir o volume da sua laje é bastante simples. Primeiro, você precisará medir a área da superfície da laje. Para fazer isso, basta medir o comprimento pela largura, supondo que você esteja lidando com lados de igual medida.

Se a sua laje tiver lados de medição desigual ou áreas de recorte que não serão derramadas com concreto, será necessário calcular a área do espaço a ser excluído e subtraí-la do total.

Em seguida, multiplique a área de superfície pela espessura da laje. Converta a espessura em pés para obter o produto em volume em pés cúbicos. Isso, por sua vez, simplifica o cálculo do número de jardas necessárias para o seu pedido concreto.

Convertendo em Jardas Cúbicas e Pés Cúbicos

Na maioria dos casos, você precisará fornecer a quantidade de concreto necessária em jardas cúbicas para colocar a ordem correta. Se você estiver trabalhando em um projeto menor, como o piso de um abrigo de jardim, pés cúbicos serão suficientes.

E se você estiver comprando concreto ensacado, precisará de um terceiro número: o número de sacolas necessárias. Para torná-lo ainda mais complicado, a resposta para a pergunta "De quantas sacolas você precisa?" vai depender se você está falando de sacolas de 40 libras, de 60 libras ou de 80 libras.

Portanto, uma pequena tabela de conversão é útil para ter em mãos. Lembre-se: 1 metro cúbico equivale a 27 pés cúbicos, o que equivale a 46.656 polegadas cúbicas. Isso significa que um saco de 80 libras de mistura de concreto produzirá 0,6 pés cúbicos de concreto, um saco de 60 libras renderá 0,45 pés cúbicos e um saco de 40 libras produzirá 0,3 pés cúbicos.

Ready-Mix vs. Betão ensacado

Para projetos domésticos, como caminhos, calçadas, galpões e muito mais, você pode escolher uma das duas principais fontes para suas necessidades de concreto: Betão pronto que é entregue em um caminhão betoneira ou sacos de concreto que você precisará misturar no local.

Ao escolher entre essas duas fontes, primeiro estime suas necessidades concretas e, em seguida, obtenha estimativas para cada tipo. A mistura pronta através da entrega do caminhão parece muito mais cara, mas se o seu projeto precisar de dezenas de sacolas, cada uma das quais deve ser misturada no local, a despesa poderá valer a pena, economizando horas e trabalho físico.

Reforço

Outra questão que você precisa considerar é se sua laje exigirá reforço.

O reforço de aço - uma grade de vergalhões ou uma malha de vergalhões com malha de aço entrelaçada - é projetado para fortalecer uma laje de concreto, ajudando a mantê-la uniforme e a impedir que rachaduras apareçam no concreto.

Qualquer laje de concreto que suporte cargas de peso significativas exigirá reforço de aço. Isso inclui lajes que suportam o peso de vários veículos de passageiros, paredes e fundações da fundação.

Geralmente, se o projeto é grande o suficiente para exigir reforço, também pode exigir uma licença de construção. Se for esse o caso, você anotará as especificações para o reforço necessário nos planos do projeto.

Exemplos de projetos que geralmente não requerem reforço extensivo de aço incluem pisos de galpões, calçadas e caminhos. No entanto, se o solo subjacente for esponjoso ou menos do que firme, é benéfico adicionar reforço, independentemente do peso da laje.

Para calcular a quantidade de aço de reforço necessária para o seu projeto, você pode aproveitar uma das muitas calculadoras disponíveis na Internet projetadas para executar esse cálculo específico. Você precisará ter em mãos as seguintes medidas: O comprimento da laje, a largura da laje, a quantidade de espaçamento entre cada barra que você pretende deixar e a emenda necessária - também conhecida como sobreposição - dos vergalhões.

O aço usado para reforçar a laje não enferruja. Isso ocorre porque o oxigênio deve estar presente antes que a ferrugem possa se formar. Como o aço de reforço é completamente envolto em concreto, não há oxigênio disponível.

Pin
Send
Share
Send