O que é madeira projetada?

Pin
Send
Share
Send

Da superfície, a madeira de lei projetada se parece com a madeira maciça.

Um material de revestimento que se pareça com madeira maciça pode realmente ser um produto conhecido como madeira de engenharia. As madeiras de engenharia não revelam sua identidade com facilidade, especialmente quando você a usa como revestimento de piso. Da superfície, parece carvalho, bordo, mogno ou uma madeira mais extravagante ou exótica. Ele veste tão bem quanto madeira, e você a instala da mesma maneira. Sob o seu revestimento vistoso, no entanto, existe um núcleo simples e relativamente barato, feito de madeira macia ou papelão. As placas de engenharia são uma resposta para o suprimento cada vez menor de madeira, especialmente espécies exóticas, mas são mais do que isso. Em muitos casos, as placas de engenharia são um aprimoramento da madeira sólida e você pode usá-las em locais onde a madeira sólida não pode cortá-la. Para os preocupados com o orçamento, não faz mal que a madeira de lei projetada seja geralmente menos dispendiosa do que sua contrapartida sólida.

Qualidade de placas de revestimento projetadas

As placas de piso de engenharia de qualidade têm um folheado de superfície espessa.

Os produtos de madeira projetada já têm uma longa história na construção residencial e foram inseridos em todos os aspectos dos ofícios da construção, desde o revestimento até a madeira estrutural e o subsolo. A madeira compensada é familiar para quem já usou um martelo ou manejou uma serra, e os construtores modernos têm acesso a vigas de cola e até duas por quatro feitas de fios de bambu laminados. Quando você ouve a frase "madeira de engenharia", o termo geralmente se refere a tábuas de piso.

Como a madeira compensada, as tábuas projetadas geralmente são construídas em camadas. A camada superior é um folheado de madeira dura, e o núcleo é construído com camadas de madeira macia coladas perpendiculares entre si ou de painéis de fibra de alta densidade (HDF). Ambos os tipos de núcleos dão às pranchas mais resistência ao inchaço e à contração do que a madeira maciça. As espessuras do folheado variam de 0,6 a 6,0 mm (1/32 a 1/4 de polegada), dependendo do método usado para produzir o folheado. As placas com facetas mais grossas têm características mais semelhantes à madeira dura e duram mais, mas aquelas com lâminas finas exigem menos matérias-primas e são menos caras. Os fabricantes usam um dos três métodos para cortar folheados:

  • Serrar a seco: As placas são deixadas secar e depois são cortadas em tiras com uma serra de fita ou serra de mesa. As facetas produzidas por esse método são as mais espessas e mais caras e têm o mesmo padrão de granulação que as placas sólidas.
  • Peeling rotativo: Os logs são embebidos até ficar macio, colocado em um dispositivo rotativo semelhante a um torno. À medida que cada tronco gira, uma faca afiada descasca uma camada fina e contínua. Isso produz folheados relativamente finos com padrões repetidos de grãos, como os dos compensados.
  • Descascamento final: Os toros são amolecidos por imersão, e as extremidades são descascadas com facas afiadas e pressionadas em facetas. Esse método cria o maior material de folheado a partir de um único perfil, e o folheado é estruturalmente mais estável do que o produzido pelo descascamento rotativo, embora tenha menos semelhança com a madeira dura.

As placas de revestimento de engenharia também podem ser impregnadas com um acrílico líquido, como metilmetacrilato (MMA), para aumentar a estabilidade e tornar a cor mais uniforme. Independentemente de as placas terem passado por esse processo, elas quase sempre são revestidas com óxido de alumínio ou com acabamento de fábrica igualmente durável. O piso de engenharia inacabado está disponível, mas não é comum.

Prós e contras da madeira projetada

As placas de engenharia pré-acabadas são duráveis ​​e fáceis de manter.

Muitos proprietários optam por pisos projetados em vez de madeira sólida com base no custo e, embora seja verdade que as placas projetadas tendem a custar menos, a diferença de preço depende da qualidade do produto. O custo de fabricação de pisos de engenharia de alta qualidade torna o preço final do produto comparável ao da madeira maciça. Além do custo, vários outros fatores entram na escolha entre madeira projetada e madeira sólida. Alguns dos benefícios incluem:

  • Estabilidade estrutural: O núcleo laminado ou HDF oferece maior estabilidade à madeira de lei projetada do que a de placas sólidas. As pranchas não incham ou encolhem tanto, então as ventosas e as brechas ocorrem com menos frequência. Devido a essa estabilidade, as placas projetadas podem durar em locais que as placas sólidas não podem, como em blocos de concreto e porões.
  • Facilidade de instalação: Você pode comprar pranchas projetadas com pregos que exigem exatamente o mesmo esforço de instalação que as sólidas, mas também tem a opção de comprar pranchas de encaixe que não exigem pregos ou colagens. Adicione a isso o fato de que as placas de engenharia são completas com um acabamento durável que elimina a necessidade de lixar e terminar, e você tem um processo de instalação que pode levar significativamente menos tempo e despesas.
  • Respeito pelo meio ambiente: Como um verniz requer uma fração das matérias-primas gastas na produção de um produto de madeira sólida, ele economiza recursos. A matéria-prima necessária para produzir um lote de placas de madeira sólida pode produzir quatro vezes mais placas de engenharia. Esta é uma conservação importante em uma época em que muitas espécies exóticas foram super-colhidas e se tornaram raras.

Não obstante essas vantagens, as placas de piso projetadas têm algumas desvantagens que são importantes a considerar ao decidir usá-las. A maioria das desvantagens está associada a marcas menos caras.

  • Folheados finos: Se você comprar um produto com um verniz mais fino que 1/16 de polegada, não poderá lixar e repintar o piso. O acabamento da fábrica é durável o suficiente para fornecer 20 ou mais anos de serviço, mas quando se desgasta ou ocorre um acidente, você provavelmente precisará substituir o piso.
  • VOCs: A cola de laminação em madeira de engenharia fabricada a baixo custo pode conter formaldeído, que tem sido associado a várias formas de câncer. A maioria dos produtos vendidos nos EUA é testada quanto a esse produto químico nocivo, e verificou-se que alguns pisos inacabados produzidos na China emitem níveis de VOCs (Volatile Organic Compounds) que excedem os limites de segurança. Fique seguro, evitando materiais baratos ou inacabados.

Instalação de madeira projetada

Pregos e cola são desnecessários ao instalar um piso projetado com encaixe.

Muitos produtos de engenharia são fresados ​​exatamente como os sólidos. Eles têm uma língua e um sulco que se encaixam, e você os fixa no lugar da mesma maneira que fixa as placas sólidas. Alguns produtos de engenharia, no entanto, possuem mecanismos de travamento, como os das pranchas de piso laminado, e você instala essas placas simplesmente encaixando-as. Este é um benefício para qualquer proprietário que queira instalar o piso como um projeto de bricolage.

Embora as placas projetadas sejam menos responsivas às mudanças de umidade, elas ainda precisam de proteção contra umidade; portanto, antes de instalá-las, você deve cobrir o subpiso com uma barreira resistente à umidade. Também é importante nivelar o subpavimento, porque mesmo pequenas saliências ou depressões podem criar espaços entre as pranchas e até causar rachaduras. Antes de iniciar a instalação, planeje a direção da placa para harmonizar com as dimensões da sala. A regra geral é colocar as tábuas paralelamente à linha de visão da entrada principal, mas outros fatores, como a colocação de elementos de destaque, como a lareira e a direção das vigas do piso, também entram nela.

Pin
Send
Share
Send